sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Estado Maior do Comando de Sector do Uíge reunido no Quitexe

Edifício do comando do BCAV. 8423, à esquerda, na
avenida principal do Quitexe  



A 15 de Janeiro de 1975, o Estado Maior do Comando do Sector do Uíge esteve no Quitexe, reunindo com todas as unidades da área e participação dos respectivos oficiais. O objectivo era definir as actividades operacionais e, pelo mesmo motivo, o comandante Almeida e Brito já tinha estado em Carmona, no Comando de Sector - onde voltou no dia 28.
A mesma razão o levou também a Vista Alegre, onde estava a 1ª. CCAV. 8423, comandada pelo capitão miliciano Castro Dias. E à 2ª. CCAV., em Aldeia Viçosa, do capitão miliciano José Manuel Cruz, a 23. No dia 18, esteve no BC12, em Carmona (a nossa futura unidade). Contactos em que se fazia acompanhar do oficial-adjunto do BCAV. 8423, o capitão José Paulo Falcão.
Ao tempo, os movimentos emancipaliatsa prosseguiam as suas actividades políticas, verificando-se que, e cito o Livro da Unidade, que «a área do Quitexe é quase na íntegra da FNLA, enquanto nas áreas de Aldeia Viçosa e Vista Alegre se verifica uma mesclagem deste movimento com o MPLA» - o que, voltamos a citar, «tem dado azo a situações de atrito entre eles».
Melhor que eu disso poderiam falar os companheiros da 1ª. CCAV. e 2ª. CCAV., mas lembro, vagamente, notícias de alguns incidentes em Aldeia Viçosa, que obrigaram a pronta intervenção das Forças Armadas Portuguesas. Havia, é justo lembrar, algum respeito dos homens dos movimentos pela tropa portuguesa e esse facor terá sido dissuasor de alguns mais graves e complexos problemas.
Ver AQUI.

Sem comentários: