domingo, 16 de janeiro de 2011

Inauguração de um posto telefónico no Quitexe


A barreira de controle do Quitexe, na estrada de Carmona para Luanda - a estrada do café - não é do tempo BCAV. 8423, dos Cavaleiros do Norte. É de guarnições anteriores, como a do Batalhão de Artilharia 786 (BART. 786. Ao nosso tempo, circulava-se sem controlo de trânsito, salvo quando eram pontualmente feitos por razões de natureza militar.
É do tempo do BART. 786, também, a inauguração de um posto telefónico na Secção de Operações e Informações do respectivo Comando. A «inauguração», como relatava o jornal da unidade, decorreu «com grande solenidade» e, por coincidência, num dia 13. Dia 13 de Abril de 1966.
 O melhoramento, no dizer do sargento Piedade Silva, «muito irá contribuir para o descanso das pernas dos que ali trabalham». O cronista do jornal, reportando o acontecimento, fazia notar que «já se fala, também, segundo averiguamos, de nomear um telefonista privativo para aquela Secção».
A razão era evidente: a instalação da linha provocou elevado "consumo" do novo equipamento, qual brinquedinho que todos queriam usar - pela necessidade, ou pela curiosidade. O uso dado nos primeiros dias, ironizou-se, até desgastou o micro-auscultador.

Estas coisas não acontecem por acaso e os bons dos artilheiros do Quitexe não esqueceram de agradecer ao Comando de Sector, que "emprestou" o cabo necessário para a ligação.
Dados de José Lapa (na foto)

Sem comentários: