quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Os primeiros dias de formação do BCAV. 8423

Regimento de Cavalaria de Santa Margarida, o Regimento de Cavalaria 4 (RC4), unidade
mobilizadora do Batalhão de Cavalaria 8423. Ao fundo, vê-se a capela do campo militar.
Foto de 26/08/2010


A 23 de Janeiro de 1974, nem se pensava em Abril seguinte e, por Santa Magarida, o Batalhão de Cavalaria 8423 dava os seus primeiros passos de formação. Eram os futuros Cavaleiros do Norte.
Duas semanas antes, Almeida e Brito, então tenente-coronel e comandante do batalhão, dera uma prédica sobre os valores militares, numa reunião em que já participou a maior parte dos quadros do 8423. E nela expressou «os princípios e hábitos de vida que teriam de nortear a vida do batalhão», durante o tempo em que, como unidade constituída, «vivesse no RC4 e na Região Militar de Angola». Ainda não se sabia que iríamos parar ao Quitexe.
A 23 de Janeiro - agora se fizeram 37 anos, o tempo voa!!!... - o BCAV. 8423 foi alvo de uma inspecção do coronel Magalhães Correa, da DAC. Repetida a 31, neste caso pelo coronel Paixão, do IGEFE.
Dessas inspecções já neste blog fizemos relato (ver AQUI). O que nos traz hoje a falar disto tem a ver com o orgulho que o grupo de militares do PELREC teve, por ser elogiado o seu comportamento militar - obviamente resultante do seu empenhamento no período de formação e treinamento militar - a recruta. Começara a 7 de Janeiro e era já uma equipa unida, uma família que se cimentou pela jornada africana que nos levou a Angola.
Hoje, 37 anos depois, todos temos orgulho dessa missão!

Sem comentários: