domingo, 31 de maio de 2009

Quando soubemos que íamos ser Cavaleiros do Quitexe...

Entrada do Campo Militar do Grafanil, nos
arredores de Luanda, na estrada de Catete e antes da cidade de Viana

A vila do Quitexe com a capela em primeiro plano. Foto Major Pinheiro,
2º Cmdt BARTª 786, tirada em Março de 1967. Clique, para ampliar.

Fátima e José Bernardino Resende, com as duas filhas; Albano
Resende, eu e o capitão Branco Domingues em Luanda, em Abril de 1975.


O Grafanil nos recebeu, a 30 de Maio de 1974, e no Grafanil soubemos onde íamos «pousar» pela razão que nos levava a Angola: a CCS do BAV 8423 iria ficar no Quitexe? Quitexe? Eh pá!!!... Deu-me um arrepio e fui ao saco da TAP rever a literatura que levava e avidamente devorara, sentindo-me algo esmagado pela brutalidade das imagens de homens, mulheres e crianças assassinados, degolados na terra mártir do Quitexe, numa brutalidade imensa, reportada a 1961 - o início do chamado terrorismo! Fiquei a soprar e a morder os lábios!
Bom, não adiantava constranger-me!! Logo em Luanda perguntei tudo o que pude sobre o Quitexe e o melhor que ouvi foi o José Bernardino Resende dizer-me que «é lá para o norte, não é o melhor sítio...», mas descansando-me com um misericordioso «está em Carmona um primo da Fátima, que é capitão...».
A Fátima era a mulher e o primo o capitão Branco Domingues, que estava no Comando de Sector e eu só viria a conhecer em princípios de 1975. O Albano, sobre o Quitexe, disse-me coisa parecida.
Comentei o Quitexe e o que soubera dele com o (furriel) Neto, que reagiu muito descontraídamente: «Não vai ser nada, pá!!!...». E, na verdade, o que é que nos poderia meter medo, aos 22 anos, no apogeu da força física e magnificamente preparados com estávamos, no plano técnico-militar e psicológico?!
Concordámos em não divulgar nada do que soubéramos sobre o Quitexe, nem sequer comentar entre os nossos pares furriéis. Creio que só eu terei quebrado esse compromisso quando, num almoço no Pólo Norte, na baixa de Luanda, achei por bem (mal) intrigar um nosso companheiro furriel, cujo nome omito, por razões de constrangimento: «Se soubesses o buraco para onde vamos!...». E com este meu "roer de corda" matei a fanfarronice absurda e leviana desse nosso companheiro de batalhão.
E para terras do Quitexe fomos a 6 de Junho de 1974!
- J. BERNARDINO. José Bernardino Ferreira dos Santos Resende, conterrâneo de Ois da Ribeira que eu não conhecia, na altura. Já falecido. Irmão mais velho de Manuel e Albano F. S. Resende, todos ao tempo residentes em Luanda.
- ALBANO. Albano F. S. Resende, irmão de José Bernardino e de Manuel. Meu contemporâneo de escola, embora mais velho. A família morava a 50 metros de minha casa, em Ois da Ribeira. Reside nos arredores de Lisboa.
- FOTO: A foto (de família) é de Abril de 1975. A narrativa de hoje refere-se aos dias 2 ou 3 de Junho de 1974.

4 comentários:

Anónimo disse...

Belas recordações da Angola que nós conhecemos, quantas evzes passámoa nesta entrada do Grafanil, esteve lá uma senhora da minha terra um dia inteiro á minha espera, pois eu tinha ido para o 23 e o 24, bons velhos tempos esses.
Dias

Anónimo disse...

It is remarkable, very good information

[url=http://www.graj24.pl/darmowe-gry_dla_dziewczyn.html]gry dla dziewczyn[/url]
| [url=http://www.graj24.pl/darmowe-gry_smieszne.html]gry smieszne[/url]

Anónimo disse...

[color=#000000]cute! thank you.[/color]



you can also read it in [url=http://www.myaquaspace.com/pg/profile/dadooshk/]my car blog[/url]

Anónimo disse...

Oi tudo em cavaleirosdonorte.blogspot.com . O que você pensar em receitas de frango ?rnexemplo:rnApple brandy frango , feito com metades de peito de frango , brandy de maçã , creme , cebola e manteiga, juntamente com os cogumelos .rn    4 metades de peito de frangorn  rn    sal e pimentarn    8 oz cogumelos fatiadosrn    2 colheres de chá de azeitern    2 colheres de chá de manteigarn    1 / 3 xícara de conhaque da maçã , como a Apple Jack ou Calvadosrn    4 cebolas verdes, choppedrn    02/01 xícara de creme chicoteando ou creme de leitern    1 colher de chá de folhas frescas de tomilho ou tomilho 1 / 4 colher de chá secasrn  rnpreparação:rnFlatten frango; metades de peito de frango lugar entre pedaços de filme plástico e suavemente libra até desbastadas e de tamanho uniforme . Polvilhe com sal e pimenta. Em uma frigideira grande e pesada , aqueça o azeite ea manteiga em fogo médio. Adicione os peitos de frango. Cozinhe por cerca de 5 minutos, até dourar , depois vire . Adicione os cogumelos e cozinhe por cerca de 5 minutos a mais . Adicionar as cebolas verdes e aguardente de maçã e cozinhe por mais um minuto, até que o frango esteja cozido e cogumelos estejam macios. Adicione o creme e tomilho ; cozinhe até engrossar. Prove e adicione sal e pimenta , se necessário.rnVocê mais alguma idéia? [url=http://freerecipesforchicken.info/]recipes for chicken[/url]