segunda-feira, 25 de maio de 2009

Os Cavaleiros do Quitexe em vésperas do embarque para Angola, há 35 anos...

Cabos milicianos Viegas, Ferreira (na frente), Monteiro (tapado)
e Neto, no bar do RC4, em Santa Margarida, já mobilizados para Angola


Há precisamente 35 anos, estávamos nós a caminho da guerra, mobilizados para Angola. Tínhamos viagem marcada para 27 de Maio, depois adiada por dois dias, e o caminho aéreo era para Luanda, logo depois se veria!
O nosso destino, naquela idade e tempo, estava desde há muito anunciado: a tropa, a mobilização e um de vários destinos da nação que se anunciava multi-racial e pluri-continental. Para isso, tínhamos batido recruta em Santarém e especialidade em Lamego, no Centro de Instrução de Operações Especiais - os Ranger´s! Outros, noutros locais.
O 25 de Abril tinha sido há dias - um mês, para sermos exactos... - e murmurava-se que para a guerra não iria mais um soldado. Mas não foi assim.
A foto é de 27 ou 28 Maio de 1974, de há 35 anos, tirada no bar do Regimento de Cavalaria 4, em Santa Margarida. Aos três ranger´s do BCAV 8423, ali se juntava, já refeiçoando a nossa despedida, um outro ranger de Águeda - o Zé Ferreira, de Macinhata, que foi parar à Fazenda Maria Fernanda e depois a Benguela!
O nosso futuro imediato era o bojo de um 707 dos TAM, que nos voaria pelos céus de África fora, até Luanda. Neste dia, um de nós interrogou-se: «Como é que nunca ninguém se lembrou de atacar os aviões dos TAM?».
«Vai ser o vosso o primeiro!...», gracejou o Ferreira, a quem ainda hoje chamamos Pimenta.
«E se te fosses f...!!!», exclamou o Neto, furioso e brusco, esmagando a ponta do cigarro no cinzeiro cheio de piriscas.
O Monteiro, pálido na tez, não disse «ai Jesus» que se ouvisse! E eu sacudi o Pimenta, com um encontrão bem forte. «Vai mas é à m..., pá!...».
O resto da noite foi de muita conversa e cumplicidade, todos amigos, entre mais uns copos de tinto, sei lá se também umas cervejas. «Ó Viegas, quando lá chegares diz para cá como é aquilo...», sugeriu-me o Ferreira - que na altura já sabia ir para Angola! Era do turno seguinte ao nosso.
Assim fiz, mal lá cheguei, num aerograma cheio de «sangue» e lágrimas, vertidas da minha gana de o iludir, «vingando-me» da afronta suicida de Santa Margarida. E pior lhe fiz, já ele na Fazenda Maria Fernanda, quando lhe narrei dramas e tragédias que meteriam medo ao mais valente! Tudo «mentira» e quanto isso o incomodou! Acabei por fazer as «pazes» em Benguela, em Abril de 1975, quando ele para lá foi, fazendo a segunda parte da sua comissão num quartel separado da praia por... arame farpado. E eu por lá passei de férias, com o Cruz! Bons canhângulos por lá bebemos, com camarões que faziam crescer cerveja na boca!
- FERREIRA: José da Conceição Ferreira, o Pimenta. Furriel miliciano de operações especiais, natural de Macinhata do Vouga (Águeda). É chefe da estação de Correios de Oliveira de Azeméis.
- MONTEIRO, NETO E VIEGAS. Os três furriéis milicianos de operações especiais da CCS do BCAV 8423.
- TAM. Sigla de Transportes Aéreos Militares.

1 comentário:

Anónimo disse...

Borrachos de 1974, maduros de hoje...
Qual deles o pior, bem, entendido!
Amigo de sempre.