quinta-feira, 21 de maio de 2009

O companheiro a quem passámos a chamar.. banana

Imagem da paisagem civil do Quitexe, aqui o Rio Loge!!! A foto é recente, retirada da net, e foi por estes lados que passei umas primeiras tardes de domingo da comissão em Angola!
Havia por aquelas bandas uma fazenda (não me recordo o nome, seria a Pumbaloge?!) por onde o PELREC passava frequentemente, em missões de patrulhamento e reconhecimento. Numa das primeiras, tivemos uma singular descoberta: bananas vermelhas.
Pode parecer estranho, e até caricato, terem-se espantado os jovens cavaleiros idos da metrópole europeia para as terras angolanas do norte cafeeiro, por haver bananas vermelhas! Mas, na verdade, nunca eu próprio vira tal cor nas bananais cascas! Foi um espanto daqueles!!
Levámos cachos e cachos delas, por gentileza do fazendeiro, e se espantados fomos nós, espanto criámos no Quitexe, na casa dos furriéis. Nenhum deles alguma vez tinha visto bananas vermelhas. E logo cachos e cachos delas!!! Um fartote!
Consolou-se delas um dos nossos companheiros (não vou dizer o nome!!!), à custa disso ganhando por tempos a alcunha de (fulano de tal)... Banana. Ainda por cima, era ele um homem de transmissões, especialidade por onde vagabundeava um rádio chamado... banana! Lembram-se, meninos?!
Foto DAQUI.

Sem comentários: