quarta-feira, 20 de maio de 2009

A «menina» do Quitexe que foi ao cinema...

Clube Recreativo do Quitexe

O Clube Recreativo do Quitexe (foto) ficava na estrada do café e foi pouso de exibição de alguns filmes, por iniciativa do Gabinete de Acção Psicológica e para espectadores militares e civis. Já não tenho uma memória nítida da sala, mas é seguro que tinha balcão.
Uma noite, aí pelos idos de Dezembro de 2004, passou por lá fita que ninguém queria perder: «Eusébio». O filme do imortal futebolista português de Moçambique que, ao tempo, embora já algo distante do fulgor das suas enormes potencialidades, estava em apogeu de fama. Ainda hoje!!!
Andávamos nós por ali na nossa brincadeira de travestis quando o Machado, que era homem para muitos humores, não teve outra coisa que não desafiar-me: «Não és homem nem és nada se não fores assim ao cinema!...». E eu fui!
Aperaltei-me para a soirée, com os melhores encantos que pude, sem batons e máscaras, ou lábios pintados, mas muito feminino!!! E, valha a verdade, algo envergonhadote e até com medo de alguma atitude dos regulamentos militares. Mas lá avancei na noite para a sala de cinema, já de bilhete comprado!
O poiso era no balcão, e com o jeito feminino que Deus não me deu, lá me fui saracoteando, dando à anca e compondo os seios postiços que pendurava dos ombros.
«Mas quem é esta gaja?!», ouvia-se perguntar.
Nunca por ali se tinha posto o olho em tal mulheraço!...
Mostrava a fita os golos do «pantera negra» e gritava o povo civil e militar «Eusébio, Eusébio...», quando, ainda antes do intervalo, o vizinho do lado direito, um alferes miliciano acidentalmente no Quitexe, começou com avanços que eu fui rejeitando como pude. Às tantas, estava já com a mão pousada no meu joelho direito, agasalhando-se no escuro da noite do cinema. Fui-o sacudindo, enquanto pude resistir ao gargalhar da situação, até que não aguentei mais e abalei da sala de cinema, em passo rápido, fugindo rua abaixo, até ao meu quarto.
Mas fui visto por outro oficial, este do quadro, homem dos seus 50 e tal anos, que passeava a sua noite na avenida do Quitexe. E eu, que tinha que passar ao alcance dos olhos dele, corri, corri..., até que entrei no quarto, rapidamente me desfazendo das roupas femininas - aliás, facéis de arrumar!
Logo bateram à porta, de forma sôfrega e apressada: «Abra a porta, abra a porta...", gritava o oficial. Era ele. Abri, assim que pude, já em calções civis!
«Onde é que ela está?», perguntou ele, de olhos esgaseados e desconfiado.
«Ela, mas ela quem?!...», retorqui eu, já a morder-me de gozo, com o insólito da situação.
«A mulher, a mulher... onde é que ela está?...», insistiu o bom do oficial do quadro, a espreitar debaixo das camas e nos dois únicos armários do quarto, o meu e o do Xico Neto, sem dar por mulher nenhuma. E que, naturalmente, nunca encontrou.
A coisa era estranha para ele: então tinha ali entrado um mulher, vira-a ele com olhos que a terra lhe haveria de comer, e não a achava?!!! E nem ela poderia ter saído pela janela, que estava vedada com a rede mosquiteira. Como é que podia ser?
«Não está aqui mulher nenhuma, meu... », dizia eu.
E vasculhava o homem, sem a encontrar, o que lhe parecia de todo impossível. Ele tinha-a visto entrar, tinha de estar ali.
Ainda hoje julgo saber que o bom do oficial nunca desfez tal mistério.
- OFICIAIS: Sei bem os nomes dos dois oficiais em causa. Não cito o nomes, por razões óbvias e para evitar constrangimentos.
- MACHADO. Manuel Afonso Machado, furriel miliciano mecânico de armamento, natural de Covelo do Gerez (Montalegre) e residente em Braga.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boas noites aqui passámos, não propriamente para ver os filmes mas principalmente para ver as cahopas que vinham de fin de semana do liceu...
Manel