domingo, 17 de maio de 2009

O Bar do Rocha...

Bar do Rocha, na estrada princial do Quitexe

Bar do Rocha! Quantas saudades ali foram afogadas, em copos de cerveja, nocais, cucas e depois n´golas??!!! Ou, para os menos apreciadores de álcool, com os sabores das dussóis e das missions!! Quantos nomentos de nostalgia ali se sentiram e mataram, a troco de uma conversa de amigos, recordando os bons momentos do "puto" e da família, dos amigos, das namoradas, das mulheres e dos filhos, se os havia! Todos partilhando emoções fraternas, como se fôssemos todos irmãos de sangue!
O Bar do Rocha era um dos locais de culto das noites quentes do Quitexe! Numa delas, um GE, já adiantado em vapores alcoólicos, provocou uma cena bem desagradável, ameaçando um militar a tiro e granada. Felizmente tudo se resolveu, sem consequências, controlada que foi a situação, com mais ou menos facilidade! Havia, felizmente, disciplina e respeito, entre as hostes militares - apesar de, ao tempo, se registarem muitos incidentes em outras guarnições e principalmente na metrópole. Era já o PREC!
Se houve coisa que no Quitexe se viveu sempre - e em todo o Batalhão de Cavalaria 8423 - foi o respeito institucional e pessoal, sem que tivessem de se invocar regulamentos para que a família militar se estimasse e fosse solidária!
Mas eu falava do Bar do Rocha, lembrando as petiscadelas com que por lá nos lambuzávamos, satisfazendo o estômago e matando a sede dos nossos lutos dos cheiros e tempêros das nossas cozinhas de família.
Apetecia-me agora ir ao Rocha beber uma cuca! Ou uma nocal!
- GE. Grupos Especiais. Unidades operacionais africanas. Beneficiavam de treino militar e estavam organizadas como grupos de combate, estacionados junto às companhias do Exército, sob ordens das quais serviam. No Quitexe, estavam os GE 217 e 223. Em Aldeia Viçosa, a 222; o 208 em Vista Alegre.
- ROCHA. Bar do Rocha. A fotografia do dia 28 de Abril, com o Pais e o Emanuel, foi tirada lá dentro.
- PUTO. Como em Angola se denominava o Portugal Metropolitano.

Sem comentários: