sexta-feira, 22 de maio de 2009

O inquieto Machado das nossas reinvindicações...

Os furriéis Machado, Neto e Pires (Bragança), civis de 1999

Hoje, telefonou-me o Machado!!! Estava eu no conforto de um café da tarde, numa instituição em que colaboro, quando o telemóvel me anunciou um desconhecido!!! E eu, que teimosamente não atendo desconhecidos, nem gosto de atender em horas de... serviço, afinal... atendi!! Era o Machado, o Machadinho, como gostávamos de lhe chamar!!!

Não havia questão onde tivesse de se botar palavra e opinião que não tivesse o impulso e a crescente e empolgada inquietude do Machado - a quem nunca faltava argumento para discutir o que quer que fosse! Se o grupo de furriéis tomava uma posição, lá estava o Machadinho na primeira frente. Ele e o Neto! E, se me dão licença, eu também dava uma perninha.

Uma vez, era latente o mau-estar entre os milicianos e os sargentos do quadro! Já se prolongava há semanas e nem nos podíamos ver! Por razões que não vem ao caso, mas que nada tinham a ver com indisciplina! Nada disso! E nós, mais refilões, nem entendiámos como é que dois ou três de nós (furriéis) acamaradavam com eles. Então, um dia, tomámos uma decisão radical. Note-se que não foi nenhum plenário, ou coisa que o valesse, foi tudo espontâneo: não mais nos sentaríamos à mesa com os tais fulanos. Tal e qual! E não sentámos, até que os cavalheiros se começaram a portar bem, do nosso ponto de vista! E deixaram de partilhar com (alguns) civis os géneros que nos pertenciam por direito!

Este movimento de furriéis, visto há distância de quase 35 anos, carreia alguma emoção e foi, seguramente, um bom exemplo de camaradagem e solidariedade. O Machado e o Neto bem merecem estar neste pódio de saudade e partilha que desfio nas palavras de hoje.

«Os nossos furriéis são furriéis do caral...», comentavam muitos praças, por esta e outras razões, sempre que nos viam envolvidos em reivindicações. Em reinvindicações, é certo, mas nunca em tresmalhamentos disciplinares!

Avé, Machadinho!!!! Gostei de te ouvir e de saber que é médico o filho dos teus amores!

2 comentários:

Anónimo disse...

Tá boa, ó Zé...
Manel

francisconeto disse...

Boa Viegas tu a recordares a nossa aventura nos africa és porreirp pá continua pois a vida tambem é composta por rcordaçoes fico triste quando verifico que há pouca malta a comentar,Um forte abrço