quarta-feira, 18 de maio de 2011

A modernidade de Vista Alegre, por onde jornadearam os «zalalas»...

Vista Alegre em 1974/75 (em baixo) e já no século XX (em cima, foto da net). Repare-se que a casa do lado direito, atrás da placa, ainda é a mesma


Vista Alegre foi pouso da jornada africana dos Cavaleiros do Norte, por lá jornadeando a 1ª. CCAV. (a de Zalala), de 22 de Novembro de 1974, a 24 de Abril de 1975 - quando passou para o Songo. Assumiu a responsabilidade operacional no dia 25 desse mês, mês véspera de Natal.
A companhia de Zalala foi lá render a Companhia de Caçadores 4125/72 - nessa altura de partida para Luanda. O Destacamento de Ponte do Dange tam´bém integrava a guarnição comandada pelo capitão Castro Dias.
A foto de cima identifica a localidade com algum ar de modernidade, bastando olhar para os candeeiros de luz pública, que parecem alimentados por “painéis solares” - luxo que nem se sonhava no tempo dos Cavaleiros do Norte.
«Verifico, com alegria, que a casa perdura nos tempos de hoje...», diz o (furriel) Rodrigues, que m´enviou a foto, com
«a placa genuína, a de 1974/74», como fez questão de sublinhar.
A estrada de 1974 e 1975 nem tinha a linha contínua, o que leva a concluir que foi melhorada a chamada estrada do café - que liga(va) Carmona (Uíge) a Luanda. E sabe-se que sim, por notas recolhidas ma imprensa angolana actual.
- Ponte do Dange, ver AQUI

Sem comentários: