segunda-feira, 23 de maio de 2011

O emblema e o crachat do Batalhão de Cavalaria 8423



O crachat/emblema do Batalhão de Cavalaria 8423 foi desenhado pelo (alferes miliciano) Mário Simões e conhecido a 11 de Fevereiro de 1974. O comandante  Almeida e Brito, desejando desde logo «instituir o espírito de corpo o BCAV., de modo a que se conctituísse um todo coeso, disciplinado e disciplinador», achou por bem idealizar o emblema braçal da Unidade, ao mesmo tempo que se desejou «a sua plena identificação com a sua unidade mobilizadora» - o Regimento de Cavalaria 4.
Conta-nos (o alferes miliciano) Simões (foto ao lado) que, quando chegou a Santa Margarida para formar batalhão, sabendo-se que era desenhador, foi chamado pelo comandante Almeida e Brito, que lhe apresentou o conceito que pretendia para os crachás e galhardete, o símbolo que iria representar o batalhão, assim como as cores para cada companhia, em terras de Angola.
«Mostrou-me um galhardete onde se via um cavalo em fuga e foi a partir dessa base que eu comecei a trabalhar algumas maquetas, a fim de serem apresentadas ao comando», recorda, agora, Mário Simões.
O trabalho foi «exaustivo e desafiante», mas no fim de alguns dias chegou-se ao resultado final. «O tempo era curto, havia que mandar executar os vários crachás, os autocolantes e os galhardetes», recordou Mário Simões.
O emblema seve o lema «Perguntai ao inimigo quem somos», dentro das tradições do RC4, sendo o fundo de cor preta. E foram escolhidas as cores para cada companhia: vermelha (1ª. CCAV., a de Zalala), azul (2ª. CCAV., a de Vista Alegre) e castanha (3ª. CCAV., a de Santa Isabel).
Assim se criou a imagem dos Cavaleiros do Norte!

Sem comentários: