quinta-feira, 12 de maio de 2011

O Pinto, companheiro de Lamego e de terras de Angola

Telefonou-me hoje o Pinto (foto), que foi companheiro dos melhores da jornada angolana, ele em missão por terras de Zalala, furrielando na 1ª. CCAV. Eu, na já bem mais «cosmopolita» vila do Quitexe. Mas essa amizade levadada no norte de Angola, já como Cavaleiros do 8423, fôra semeada e nascida nos tempos da exigente e amarga instrução  militar do CIOE, em Lamego - onde nos fizemos «ranger´s». 
A conversa foi longa, regada de saudades dos nossos tempos mais jovens - de 21 para 22 anos, de Lamego a Angola, passando por Santa Margarida. E caricaturando alguns momentos mais relevantes, ou assaz pitorescos, desses tempos de farda camuflada, que nos fizeram soldados dispostos, se necessário, a dar a vida!
O Pinto já goza as delícias da reforma, depois de uma vida dedicada à mecânica e aos automóveis. Reside em Paredes, do Porto. «Estou bem, pá... Tenho tudo o que preciso, uma família porreira», disse-me hoje, notando-se-lhe aleluias na voz, por  ter chegado a este tempo de 59 anos sem custas no corpo e na alma.
Queixou-se o Pinto que a 1ª. CCAV. 8423 não se reúne. Vai ligar ao Queirós, ao Rodrigues: «Temos de nos encontrar, pá!...».
Olha, vem a talho de foice: e o nosso encontro de antigos instruendos do CIOE? Reunimo-nos uma vez, há uns 20 anos, em Águeda. E nunca mais! Vamos pensar nisso, ó Pinto?!
Ver AQUI.
- PINTO. Manuel Moreira Pinto, furriel miliciano de Operações Especiais (Ranger´s), da 1ª. CCAV. 8423 - a de Zalala. Reformado, natural de Penafiel e residente em Paredes (Porto).
- CIOE. Centro de Instrução de Operações Especiais, em Lamego.

1 comentário:

Anónimo disse...

Já tenho o contacto do Pinto. Ele cumpre. Rodrigues.