sábado, 7 de maio de 2011

Comandante Almeida e Brito


O dever cívico levou-me hoje às festas do ano de prata de uma IPSS de Águeda (Os Pioneiros), que conheço de perto e por onde sei estar semeado um grande campo de solidariedade. E o que tem isto a ver com os Cavaleiros do Norte? Pois, é que encontrei lá o general Pires Tavares, irmão de armas e de peito do nosso saudoso comandante Almeida e Brito (foto).
Desfiámos histórias, recordámos um nosso encontro de Coimbra, nos anos 80 para 90, quando Almeida e Brito era brigadeiro e adjunto dele, então comandante da Região Militar Centro.
Registei o sentimento de admiração que nutria pelo nosso comandante. Admiração que adubou de elogios às competências militares, profissionais e pessoais de Almeida e Brito, de quem foi companheiro na Academia, depois em jornada moçambicana, depois em comando militar regional e outras fases das suas carreiras, sempre íntimos pela vida fora. «Um grande militar, fui eu quem o escolheu para meu adjunto em Coimbra, sempre o quis comigo», disse-me Pires Tavares, recatando a emoção.
Recordou-me a sua missão em terras dos Dembos (Quibaxe), muita vizinhas do nosso Quitexe uígense e a fidalguia de D. Isabelinha, agora viúva de Almeida e Brito.
Ficaram de ouro, os anos de prata que hoje fui viver a Os Pioneiros. 
- ALMEIDA E BRITO. Carlos José Saraiva de Lima Almeida e Brito, tenente-coronel e comandante do BCAV. 8423. Atingiu a patente de general, depois de, por exemplo, ser 2º. Comandante da Região Militar Centro e da GNR e comandante da Região Militar Sul. Faleceu a 20 de Junho de 2003, durante um passeio turístico a Espanha. Tinha 76 anos.  

Sem comentários: