terça-feira, 3 de maio de 2011

Os 2 anos do Blog «Cavaleiros do Norte»

O blog Cavaleiros do Norte já se edita, diariamente, há mais de 2 anos


ANTÓNIO CASAL
Texto

O blog “Cavaleiros do Norte” completou dois anos de vida. Está de parabéns o Viegas, não só por ter mantido este espaço com textos diários mas, muito especialmente, pelos temas tão diversos que aqui edita. Tal só é possível com muito trabalho, afinco e dedicação. E com o saber, claro, devo-o dizer.
A abrangência dos temas tem a particularidade de nos transportar por terras angolanas, por terras portuguesas e, curiosamente e muitas vezes, fazem-nos sentir cá e lá simultaneamente, prendendo-nos à leitura. Os pormenores do dia-a-dia e as coisas “sem importância” aqui narrados, desempenham o seu papel no enriquecimento do blog – é o que penso e minha convicção. Não porque as pequenas histórias que aqui se contam venham a fazer parte da História, mas porque, e sem quaisquer dúvidas, farão sempre parte da «nossa história» - a história das nossas vidas. Como se diz, e se sabe, o que fomos e somos, assim como todos os nossos actos, nunca se apagarão, antes se prolongam para além de nós (mais ou menos isto!).
Agora que já não temos aqueles 22/23 anos e quando os restantes 30 e tais tanto insistem em pesar-nos, é salutar que continuemos a olhar para trás, nus de saudosismo mas com orgulho de um dever que foi cumprido.
Como disse o Viegas, quando apresentou o blog, «a ideia de contar estórias avulsas é meramente lúdica – embora não inocente». Na verdade, tem sido este o trilho seguido. E pronto, pouco a pouco, por culpa do Viegas, fui-me familiarizando com os Cavaleiros, mas sem esquecer a família dos Caçadores – a do 3879, que muito sofreu e deixou a marca da sua pena em sangue derramado em matas e picadas que viriam também a causar suores ao 8423. Indubitavelmente, porque todos pisaram o mesmo terreno, embora em situações bem distintas mas sempre adversas, e pelas mais variadas vivências na vila do Quitexe, os Cavaleiros do Norte terão sempre uma ligação aos Batalhões e Companhias que os antecederam.
Por aqui continuarei, assim a saúde, o tempo e a memória mo permitam. E o Viegas!

1 comentário:

Carlos Silva disse...

Uma vez mais o meu obrigado ao Viegas e a todos os que têm vindo a este espaço que já é histórico, onde se tem trazido algumas memórias que fizeram a história de algum tempo da nossa vida(boa ou má), poderá até nem ter relevancia, mas estou convicto de que fizémos tudo o que estava ao nosso alcance, ou possivelmente, o que nos permitiram que fizéssemos.
Um grande abraço para todos,
Carlos Silva