domingo, 29 de maio de 2011

A noite do embarque para Angola, há 37 anos!!!

Monteiro, Neto e Viegas no refeitório dos cabos milicianos do RC4, em Santa Margarida (1974), dias antes do embarque para Angola. Em baixo, avião Boeing 707 dos Trannsportes Aéreos Militares (TAM)


Ao fim da tarde de 29 de Maio de 1974, hoje se completam 37 anos, subimos os degraus dos autocarros que nos levaram de Santa Margarida (do RC4) até Lisboa. Aí começou a nossa jornada africana.
Foi um dia de estreias: andar numa auto-estrada, conhecer uma portagem e um aeroporto. «Coisas» que eu nunca tinha visto. Como quase todos! E fazer o baptismo de voo num avião. Eu já tinha andado de helicóptero, na instrução dos Rangers, em Lamego. Aí ia a CCS do BCAV. 8423!!!
Choveu a bom chover, no percurso de auto-estrada (que era apenas até Vila Franca de Xira) e pelo tempo em que, já no aeroporto (o AB9), fizemos tempo de espera para o embarque. Íamos viajar de noite - diziam-no que era  por questões de segurança!... - e, do avião, olhar a noite de Lisboa foi um encanto! A cidade era bonita, esmagadoramente deslumbrante, abria apetites para a rasgar até à madrugada!!! Mas nós íamos para a guerra!
Correu bem a viagem! Por mim, recordo-me de ter dormido e, a certa altura, alguém me acordar a dizer que as luzes que se viam na noite já africana eram as da cidade de Bissau, capital da Guiné Portuguesa. E dormi! E comi! Comida de avião? Julgo que sim!
O voo foi de 9 horas! Alvoreceu e nós a ver África do ar, furando os céus que descobríamos estranhamente avermelhados. A ver as tropicalíssimas paisagens africanas. E lá se espreitou Luanda, durante os largos minutos em que o avião de fez à pista do aeroporto internacional! Já era a manhã de 30 de Maio. E que manhã de calor! Que logo nos levou a tirar o blusão e a experimentar o sabor da cerveja angolana.
O comandante Almeida e Brito, o oficial adjunto (capitão Falcão) e o oficial de transmissões (alferes Hermida) tinham viajado uma semana antes e lá estavam à nossa espera. A 1ª. companhia chegou no dia 1 de Junho; a 2ª. CCAV. desembarcou a 4; a 3ª. CCAV. a 5! Assim o Batalhão ficou completo para a jornada angolana - que se iria estender até Setembro de 1975.

1 comentário:

Anónimo disse...

Grandes comilões, 3 da airada: Monteiro,Chico Neto,CV.
Um abraço extensível a todo BCCAV8423 com imensa saudade.
Manuel Pinto