domingo, 28 de fevereiro de 2010

1º. cabo Joaquim Figueiredo de Almeida morreu há um ano

Hipólito, Monteiro, Almeida e Vicente (em cima), Garcia, Leal, Neto e Aurélio
«Barbeiro» em baixo. Almeida, Vicente, Garcia e Leal já faleceram


Joaquim Figueiredo de Almeida, 1º. cabo atirador de cavalaria, faleceu a 28 de Fevereiro de 2009, faz hoje um ano.
Era o mais velho de todos os do PELREC, nascido a 5 de Dezembro de 1950 - sendo nós de 1952. Era de Pedrogão, freguesia de Pedrogão de S. Pedro (município de Penamacor), e dele se dizia que tinha ido «a salto» para França, tendo de regressar vir para cumprir o serviço militar. Nunca tal lhe perguntei, nem ele, que eu saiba, isso explicou a quem lhe perguntou.
Fez a escola de recrutas em Santa Margarida e foi promovido a 1ª. cabo. Era, em zona operacional e já em Angola, homem que não virava a cara aos perigos. Com ele - e o Marcos - fizemos dezenas de PU na cidade de Carmona e recordo bem uma noite de um domingo, quando, num bar americano, tivemos de intervir numa situação bem adversa. Pois não olhou para trás o Almeida, nem o Marcos, quando tivemos de enfrentar a turba revoltosa, de cassetetes no ar e a mão na Walter, não fosse termos de intervir (ainda mais) pela força.
Era um homem generoso, sempre disponível para qualquer serviço, sempre cumpridor, leal, discreto, corajoso e amigo. Faleceu faz hoje um ano e aqui lhe prestamos a nossa continência de respeito e saudade.
- PU. Polícia de Unidade, equivalente a Polícia Militar.

Sem comentários: