domingo, 21 de fevereiro de 2010

Os «atiradores» da secretaria da CCS e comando dos Cavaleiros do Norte

O (então) tenente Luz, chefe da Secretaria do BCAV. 8423 (com a esposa, em 2009)
e o 1º. sargento Luzia, responsável pela secretaria da CCS (em baixo)



Os nossos companheiros «atiradores» das secretarias eram todos boa malta, com as devidas excepções à regra. Tinham o provilégio de não «arriscar a pele», em patrulhas, escoltas ou operações, é verdade, mas entediavam-se - digo eu... - pelas secretárias do Quitexe.
O oficial chefe da Secretaria do Comando do BCAV. 8423 era o então tenente Acácio Carreira da LUZ. Sempre de trato fino, humano e solidário, de porte permantemente a alto nível. A foto em que está com a esposa - a quem se chamou 1ª. dama dos Cavaleiros do Norte, no Encontro de 12 de Setembro de 2009 - mostra-o fresquinho que nem alface, do alto dos seus (agora) 80 e alguns anos. E ainda dias antes tinha feito a viagem do Algarve, até à Marinha Grande. A conduzir.
O 1º. sargento José Claudino Fernandes LUZIA era o responsável da secretaria da CCS.
O pessoal das secretarias era o seguinte:
- FURRIÉIS: José Carlos Pereira da FONSECA (amanuense, na secretaria geral, de Lisboa), e José Augusto Guedes MONTEIRO (de Operações Especiais, Ranger, de Marco de Canaveses).
- 1º.s CABOS: MIGUEL Soares Teixeira, Damião Augusto das Neves VIANA e VASCO de Araújo Soares Vieira (do Porto), José Lopes ESTEVES (Viseu), EMANUEL Miranda dos Santos (Gafanha, de Ílhavo), Fernando Manuel Martinho PIRES (Lisboa?), Jorge Manuel de Sousa PINHO, João Manuel Martins PIRES.
Muito provavelmente, algums soldados terão prestado serviço nas secretarias, mas, se tal aconteceu, não recordo os nomes.

Sem comentários: