quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Descobrir Angola sem o peso das G3 nos braços...


O mês de Fevereiro de 1975 teve muitos momentos de dúvidas (já aqui se falou disso) e de alguns... passeios. A carga operacional ia gradualmente diminuindo e aumentou a possibilidade de se fazer turismo, nomeadamente aos fins de semana. Turismo aberto aos militares do BCAV. 8423 instalados no Quitexe.

Há memórias vivas de visitas Malanje e às Quedas do Duque de Bragança. A imagem mostra o (furriel miliciano) Pires, curiosamente o de Bragança, deixando-se confundir com as quedas de água do dito Duque. Realmente majestosas! Chamava-nos nós «psico» a estas iniciativas - que aliviavam as cargas emocionais que nos constrangiam os dias de expectativa e insegurança que se viviam em relação à saída para Carmona, para o BC12. E depois para Luanda e... Lisboa.

«Psico» era um paliativo de acção psicológica, que era uma das preocupações dos comandos, a par da assistência espiritual (pelo capelão militar, a quem muitos recorriam) e de "programas de rádio" atamancados em cassetes de hora e meia, grávidas de palavras de partilha e de música de saudade que enchia as casernas de emoções. Mas não havia melhor «psico» que um bom "desenfianço" para Carmona, ou mais remotamente para Luanda. Ou deitar os olhos em cima das cachopas que se passeavam nas ruas do Quitexe e/ou, vindas da missa, mostravam vestidos de baínha alta, lá para cima do joelho. Era um regalo...

Visitas passeadas, em datas diferentes, fizeram-se também por Cacuso e Salazar (agora chamada N´dalatando), Lucala, Samba Caju e Calandula. Era bom descobrir Angola, como civis... Sem as sombras dos quicos, a "psicose" dos camuflados vestidos ou o peso das G3 nos braços da nossa juventude. Há 35 anos!

2 comentários:

joao de miranda m. disse...

Depois de uma curta conversa com o autor hoje à tarde, senti curiosidade de visitar este espaço. Devo dizer que fiquer agradavelmente surpreendido com a qualidade da publicação. O texto é escorreito, o estilo agradável e as histórias bem contadas. Parabéns. Ficarei cliente.

Anónimo disse...

É formidável rever estas paisagens, eu fui lá numa excursão de berliet em que o chefe da viatura era o furriel neto, foi um domingo formidável...
Santos