quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O guião e emblema do Batalhão de Cavalaria 8423




Fevereiro de 1974, há 36 anos. O Batalhão de Cavalaria 8423 formava-se no Destacamento do Regimento de Cavalaria nº. 4, no Campo Militar de Santa Margarida. Principalmente com atiradores e alguns serviços.
O espírito do batalhão ganhava corpo, procurando coesão e disciplina. Jovens e irreverentes, mas marcados desde a criancice pelo estigma da guerra colonial, aceitávamos pacificamente as orientações que recebíamos e, valha a verdade, não havia quaisquer constrangimentos: assumia-se a «fatalidade» como um «detalhe» da vida!
A 11 de Fevereiro de 1974, foi conhecido o crachá do batalhão, que igualmente seria adoptado para emblema braçal, identificando-o em qualquer lado. Com o lema «Perguntai ao Inimigo Quem Somos». O emblema era em fundo preto, tendo as companhias operacionais escolhido, para este, as cores vermelha (1ª.), azul (2ª.) e castanha (3ª.).
O lema seguia as tradições do RC4 - a unidade mobilizadora. E lá estava o cavaleiro, em figura estilizada e de escudo, elmo e espada em posição de ataque. Acompanhar-nos-ia até ao final da comissão. E até agora!

Sem comentários: