quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Os últimos dias do dos dos Cavaleiros do Norte no Quitexe...


O BC12 recebeu a CCS do BCAV. 8423 a 2 de Março de 1975.
A foto de cima mostra a parada do Quitexe (princípios da década de 70).


A 26, 27 e 28 de Fevereiro de 1975, o comandante Almeida e Brito (foto, ao lado) ultimou em Carmona (actual Uíge) a transferência dos Cavaleiros do Norte (CCS do Quitexe, e 2ª. CCAV. 8423, de Aldeia Viçosa) para o BC12. As reuniões de trabalho decorreram na ZMN.
A ansiada transferência estava cada vez mais iminente e reinava na guarnição um enorme entusiasmo, ninguém se poupando a esforços para «arrumar as malas», que nos levariam para mais uma etapa da comissão de serviço que, para o bem e para o mal, ficou na história como a última da presença militar portuguesa no Quitexe.
Anotei, por estes dias, alguns ácidos comentários de civis, uma no restaurante Pacheco - em conversa despeitadora que, de dedos apontados e olhar de algum ódio, fazia dos tropas os culpados da evolução política que levava Angola à independência. Traição, era o mínimo que chamavam, em acto e verbo de claríssima provocação aos militares. Nas ruas, havia quem escarrasse à nossa passagem. E não faltavam ostensivas provocações à nossa moral e sentido ético. «Filhos da p..., filhos de cabra», eram expressões vulgarmente ouvidas.
As recomendações superiores sugeriam que não respondêssemos a provocações. E assim era feito, embora lamentavelmente com alguns pequenos incidentes pelo caminho.
- BC12. Batalhão Caçadores nº. 12, em Carmona.
ZMN. Zona Militar Norte.

Sem comentários: