segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Instrução militar à... Ranger no Destacamento do RC4!

Entrada do Campo de Instrução Militar de Santa Margarida


Hoje, se estivéssemos em 1974, seria sexta-feira e dia em que almoçávamos na messe de sargentos do RC4 e, de rota batida, abríamos alas para Águeda - no SIMCA 1100 do Neto, azul escuro, a papar quilómetros atrás de quilómetros, com a gasolina 4$50 o litro. Ou 6$50?! Qualquer coisa como €0,0225, ou 0,0325.
Vínhamos por aí acima, a dar à língua sobre as incidências da semana e não nos dispensando de algum comentário mais apimentado, satirizando uma qualquer passagem mais divertida com os (nossos) soldados do pelotão. E havia sempre um qualquer situação mais pitoresca para comentar.
Ao tempo, acabava a Escola de Recrutas e, na segunda-feira seguinte, ia começar o chamado IAO - instrução especial que nos «preparava» para a guerra, já mesmo a sério!

«O que é que achas, pá?...», perguntava o Chico Neto, sobre o que nos esperava.
Ora eu não achava nada. Tínhamos que fazer o tal IAO, pois faríamos. Tínhamos gosto no nosso pelotão, que se engravidava de orgulho por ter «ranger´s» na sua frente e tornaram-se lendárias, até, as marchas do pelotão, à... Ranger, na parada do Destacamento. De joelho para cima e palada de mão direita a tremular em força. Faziam gosto nisso, assumindo-se diferentes dos outros pelotões, nisso se espelhando a sua (deles) vaidade de ser «pelrec». Tínhamos essa impressão... como certa!
«Eu acho que não vamos ter problemas...», respondia-se o Neto, sempre muito mais optimista que eu. «Vamos ter um pelotão à Lamego...», e gritava «Yáááááá!!!!!........», enquanto acelerava pelas estradas de Abrantes a Tomar, até Condeixa - onde endireitávamos rota para Coimbra e Águeda.
Esse fim de semana, de alguma maneira, foi especial, pela nossa ansiedade relativamente ao IAO. Como se iriam comportar os nossos companheiros do «pelrec», em situações mais próximas da realidade? Até com bala real? Por nós, meses antes saídos da dura instrução de Penude, estávamos à vontade. Ia começar o primeiro grande teste, a partir de 18 de Fevereiro, na Mata Soares. Teste ganho pelos sempre leais e bravos «pelrec´s". A instrução «à Lamego...» tornou-os donos de mais garbo e militarmente muito bem preparados!
- IAO. Instrução Altamente Operacional, realizada imediatamente antes da partida para os teatros de guerra.
- PENUDE. Localidade nos arredores de Lamego, onde estava instalado o Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE), os Ranger´s.

Sem comentários: