terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Quem são vocês? Quem somos nós, homens do PELREC do BCAV. 9423?

A capela do Campo Militar de Santa Margarida


Ontem, há 36 anos, foi dia último dos exercícios finais da escola de recrutas dos atiradores de cavalaria do BCAV. 8423. O PELREC jornadeou pela Mata do Soares e aprontou-se para uns dias de férias. Uma semana. Eu e o Neto, cabos milicianos do pelotão, resolvemos fazer uma espécie de inquérito: quem são vocês, os soldados? Quem somos nós, o PELREC?
A ideia, parecendo peregrina, tinha um obectivo nuclear: conhecer as debilidades emocionais de homens que, aos 21 para 22 anos, iam abandonar as suas famílias, amigos e namoradas, alguns deles até as mulheres, e partiam para uma guerra a milhares de quilómetros. Como reagir à solidão e à saudade? Às virtuais tragédias, aos medos, à psicose dos combates, aos arrepios dos trilhos das matas?
Lembro-me bem da cara de espanto com que nos ouviram? Afinal, o que acontecia é que parecíamos estar a querer entrar na vida deles, nas suas intimidades, nos seus segredos. Algum deles perguntou o que tinham a fazer. Peçam às vossas mães, irmãos, namoradas, amigos, para que escrevam no papel o que nós podemos fazer para que vos possamos ajudar?
Poucos isso fizeram, é verdade. Mas ainda guardo a carta, cheia de erros gramaticais, de medos e de fé que me entregou um deles, escrita pela mãe. E como, mais tarde, no Quitexe, eu vim a perceber a solidão e o isolamento, a dor e amargura daquele filho, em alguns momentos que o faziam nostálgico e infeliz!

Sem comentários: