quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O 2º. Comandante dos Cavaleiros do Norte «desviado» pelo MFA


O 2º. comandante do Batalhão de Cavalaria 8423, major de cavalaria Ornelas Monteiro, apresentou-se a 4 de Fevereiro de 1975, em Santa Margarida. Eu, creio, nem o cheguei a conhecer, tão rápida foi a passagem dele pela guarnição.
Não o conheci eu (ou mal o conheci, que não me lembro...), nem seguramente a maior parte - ou a totalidade... - da malta. O batalhão ainda estava em fase de formação e pouco mais por lá estavam que os atiradores, em regime de especialização. O então major não participou nos trabalhos do Destacamento. Ou, se o fez, foi fugazmente.
Santa Margarida fervilhava de gente e de actividades militares, em todas as unidades aquarteladas no Campo Militar. O BCAV. 8423, entre a instrução aos atiradores de cavalaria que formavam o PELREC e a chegada dos militares dos serviços, ia-se humanizando e criando afectos. O destino era Angola e todos queríamos estar preparados. Aproximava-se o Carnaval e, adivinhem: fiquei de serviço. No domingo e na 3ª. feira. Começava aí e sem eu saber, a minha saga de serviços em dias especiais, que se multiplicaria em Angola.
O então major José Luís J. Ornelas Monteiro, «por motivos imperiosos de serviço e a solicitação do Movimento das Forças Armadas» ,acabou por não acompanhar o BCAV. 8423, «tendo sido deslocado nas vésperas do embarque» - desviado para o Comando Chefe das Forças Armadas.

Sem comentários: