sábado, 20 de fevereiro de 2010

A bem-aventurada e prestimosíssima malta da alimentação...

Consoada do Natal de 1974, confecionada e saboreada na cozinha e refeitório do
Quitexe (em cima). Alferes miliciano Almeida (em baixo).

A cozinha era essencial. Os cozinheiros, a malta toda da alimentação, a dos reabastecimentos, dos depósitos de géneros alimentícios e de bebidas...
O topo da «hierarquia« era o alferes miliciano José Alberto Alegria Martins de ALMEIDA (foto ao lado), oficial de reabastecimentos, que chegou «atrasado» - apenas em Julho de 1974... - mas fez «obra». Ouvi, sobre ele, um rasgado elogio de um dos comensais do Quitexe e de 12 de Setembro de 2009: «Lutava por nós...». Mora em Albufeira e é cônsul de Marrocos no Algarve.
O furriel de alimentação era Francisco José Brogueira DIAS, do Porto - que diariamente trabalhava na secretaria, para preparar as ementas, não fosse faltar um grama de arroz, um decilitro de azeite; ou o peso na carne!
O grupo incluía mais estes companheiros:
- 1º.s CABOS: ALCINO Fernandes Pereira e José Maria Antunes de ALMEIDA.
- SOLDADOS: Carlos Alberto Morais da Silva (cortador), Joaquim da RESSURREIÇÃO Duarte, António Lourenço BAIÃO e José MIGUEL dos Santos (cozinheiros); José Joaquim Robalo REBELO e Carlos Manuel da Piedade Ferreira (auxiliares).
Em Novenbro de 1974, chegou o soldado Carlos J. F. Gomes.
Pontualmente, outros companheiros de outras especialidades «assessoravam» a área dos «comes-e-bebes». Lembro-me, de repente, do Alberto dos Santos FERREIRA (que emprestava colaboração ao depósito de géneros); do Joaquim Figueiredo de ALMEIDA (encarregado do refeitório dos praças e também padeiro) e do Armando Domingos GOMES, que se fez padeiro (os três do PELREC), e do Fernando Martinho GRÁCIO, sapador (no depósito de bebidas), ou o Rodolfo Hernâni Tavares TOMAZ, rádio-montador, no apoio à secção de reabastecimentos. Porventura outros, mais sazonalmente... Era gente que nos cuidava bem dos estômagos e a quem devemos a qualidade da comida que nos serviram em 15 meses de comissão.

Sem comentários: