sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Incidentes em Aldeia Viçosa e os passeios da «cavalaria»...

A Lagoa do Feitiço em 2004 (foto de Luís Fernando), em cima, e
o Posto Administrativo de Aldeia Viçosa nos anos 60 (net)
Feriado oficial do MPLA, 4 de Fevereiro de 1975. O movimento de Agostinho Neto não tinha grande expressão na área do Quitexe e a data passou quase despercebida. Mas dois dias antes, em Aldeia Viçosa, tinham-se registado incidentes de alguma gravidade - durante um comício da FNLA e justamente entre militantes dos dois movimentos. Coisa parecida acontecera a 26 de Janeiro. Ver AQUI.
A pronta intervenção das NT, as da 2ª. CCAV. 8413 (comandada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz), agora, e de novo, evitou males maiores, mas ficaram (ou multiplicaram-se) cicatrizes que o tempo não viria a sanar. E nem foi, obviamente, por estes incidentes - absolutamente irrelevantes na história do país que então nascia.
Era domingo e alguns cavaleiros do Norte andaram em passeio pelas redondezas, onde havia a mítica e célebre Lagoa do Feitiço, na área do Dambi Angola - justamente para os lados de Aldeia Viçosa. Lagoa que era (é) referência obrigatória em qualquer viagem ao Uíge.
Dizia-se por lá .... - e obviamente acreditava quem queria - que tocar nas águas da lagoa era desafiar a morte, quem lhes tocasse morreria. Era esse o feitiço, na crendice popular, mas a verdade é que a tropa não se atemorizava com tal e por lá passeava algumas das suas folgas domingueiras.

Soube-se depois dos incidentes em Aldeia Viçosa.
- CRUZ. José Manuel Romeira Pinto da Cruz, capitão miliciano de infantaria. Natural e residente em Esmoriz, onde é professor da Escola EB 2,3 Florbela Espanca.
- NT. Nossas Tropas. Gíria atribuída às Forças Armadas Portuguesas.

Post sobre um passeio dos
Cavaleiros do Norte, AQUI.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Viegas:

Louvo-te a impressionante regualaridade do blog que em boa hora criaste. Adoro ler as histórias que relembro, algumas delas que conheci de perto e admiro-me o pormenor com que as contas, é formidável...
Espero que não desistas e tenho ema de não ter jeito para colaborar. Também fui à lagoa, n/ sei se neste dia mas recordo que realmente os negros tinham esse medo, só também os vi por lá...
Santos