sexta-feira, 3 de julho de 2009

As vidas boas dos cavaleiros do norte!....

Furriéis Fernandes e Graciano, um guerrilheiro da FNLA e
furriéis Neto (em cima), Rocha, Querido e Cardoso (em baixo)

Tenho cá para mim que esta fotografia deve ser de Novembro de 1974. E reparem no olhar feliz daqueles rapazinhos todos, ali rodeando aquele que o Neto identifica, em foto para a namorada Ni, como «um irmão do FNLA».
A tropa, nomeadamente no então chamado ultramar, fomentava altos níveis de camaradagem e gerava, quase espontâneamente, amizades para uma vida - por muitos intervalos que esta traga. Todos os «civis» são furriéis em traje de lazer, estavam certamente em algum passeio pelas belezas paisagística dos arredores do Quitexe. Digo isto porque, reparem, o Graciano é o único que está de camuflado e armado de Walter, a arma usada por quem estava de serviço no aquartelamento! A sair seria de G3 e outros etc´s. Eu, para não estar na foto, devia estar de serviço no quartel. Talvez sargento de dia!
O Neto puxou pelos neurónios e não se lembra.
Provavelmente, foi alguma «caçada» dominical em alguma fazenda das proximidades - por onde era habitual passarem «delegações» militares, no âmbito da política da aproximação à sociedade local - descentralizando empatias. O que, valha a verdade, nem sempre correu bem.
A foto vem aqui, porém, não por isso mas para ilustrar o ar de felicidade desta boa malta quitexana do BCAV 8423: todos sorridentes, sem forçar; de pose altiva e descontraída, em puro momento de lazer e fulgor psicológico e emocional. E quanto à tal guerra?! Ora, até ali estava um guerrilheiro da FNLA!!!!
Assim se semearam as muitas e boas amizades que hoje perduram!
- FERNANDES. António da Costa Fernandes, furriel miliciano atirador de cavalaria, da 3ª. CCAV (Santa Isabel). Professor em Braga.
- GRACIANO. Graciano Correia da Silva, furriel miliciano atirador de cavalaria, da 3ª. CCAV (Santa Isabel). Produtor vinícola, de Lamego.
- NETO. Jose Francisco Rodrigues Neto, furriel miliciano de operações especiais «Ranger´s», da CCS (Quitexe), industrial em Águeda.
- ROCHA. Nélson dos Remédios da Silva Rocha, furriel de transmisssões da CCS (Quitexe). Técnico de vendas, de Valadares (Gaia).
- QUERIDO. José Adelino Borges Querido, furriel miliciano atirador de cavalaria, da 3ª. CCAV (Santa Isabel), de Lisboa.
- CARDOSO. João Augusto Martins Cardoso, furiel miliciano de transmissões, da 3ª. CCAV (Santa Isabel). De Arganil e residente em Coimbra, aposentado da função pública.

7 comentários:

Anónimo disse...

No meu tempo, esta foto era impensável e por isso demorei um pouco a observá-la. Penso que por vezes não seria fácil gerir esta aproximação. Foto simples mas que não deixa de ser histórica.
O meu amigo Canidelo chegava a gracejar com a possibilidade de uma foto deste tipo, mas nunca imaginando que tal acontecesse. Pois é, mas aconteceu!
A. Casal

SANTOS disse...

Vida boa, realmente, e ainda há quem diga mal da tropa, a malta fartava-se de gozar a vida, embora também tivesses os seus momentos menos bons, como é natural. Mas aqui estão todos muito descontraídos.

QUITEXE disse...

É curioso que eu sempre pensei que a malta militar do quitexe nunca teve contactos com os turras, afinal teve mesmo na nossa frente...

SANTOS disse...

Ó amigo Casal, então você não sabe que a malta do 843 era muito especial, conseguiam tudo... até dormir com as inimigas, se fosse preciso, e cá para nós acho que muitos deles perderam algumas noites pelas tabancas das redondezas, ih, ih, ih... vocês perderam tempo demais na mata...

Anónimo disse...

Perder tempo na mata?! Olhe que não...olhe que não! O amigo Santos obriga-me a contar uma história bem acalorada e não estou a falar do calor Africano! É doutros!...Lá chegaremos...

Monteiro disse...

Ao olhar para a fotografia, fico com saudades desses tempos. É claro que nesse dia eu também estava lá. Quem é que tirou a foto?
Um abraço do Monteiro

MONTEIRO disse...

Fui ao meu arquivo de fotografias e descobri que tinha uma igual mas estava lá eu na fotografia. Por acaso estava de serviço de sargento dia. Claro estava com a braçadeira verde

Abraços

Monteiro