terça-feira, 7 de julho de 2009

Aqueles que, de nós, se vão para a outra vida!

Furriéis Farinhas e Viegas, à porta da Casa dos Furriéis, no Quitexe,
numa manhã de um domingo de Outubro/Novembro de 1974

O blogue trouxe-me a notícia do passamento de mais dois companheiros do Quitexe: o furriel Farinhas e o 1º. cabo Almeida. Dois amigos que vimos pela última vez a 8 de Setembro de 1975, no aeroporto de Lisboa.

O Farinhas era furriel miliciano sapador, de Amarante. Algo circunspecto, de poucas falas, de ideias firmes sobre os seus princípios morais e éticos, era seguramente um excelente camarada. Introspecto e sempre de muitas poucas falas, guardou segredos que não nos ajudaram a ajudá-lo, quando terá precisado. E nós sabíamos. Dele, recordo uma noite algo constrangida para ambos, estava eu de sargento de dia, matando horas pela noite fora. O Farinhas estava com um problema, falou dele muito nervoso e revoltado, fumando, fumando, fumando... e parecia não querer sair dele, como se quisesse auto-imolar-se na fogueira das suas reticências. Levou a sua posição até ao fim, declinando o nosso apoio e sujeitando-se à disciplina militar.

Falei com ele, ao telefone, em 1996, creio eu..., para que participasse no encontro do batalhão. Trabalhava nos Serviços Florestais e, salvo erro, tinha voltado dos Estados Unidos. Não participou no encontro. Morreu a 14 de Julho de 2005.

Joaquim Figueiredo de Almeida, 1º. cabo atirador de cavalaria, de Pedrogão, em Penamacor. Garboso militar do PELREC! Julgo que seria pastor, antes de chegar à recruta e, depois, à especialidade, em Santa Margarida. Algo o fez atrasar-se dois anos no cumprimento do serviço militar, lembro-me bem. Era o mais velho de nós. Muito introspectivo, era rigorosamente disciplinado, de poucas falas e humilde. Nunca se lhe ouviu uma queixa do que quer que fosse. Faleceu a 28 de Fevereiro de 2009.

Estes companheiros juntam-se a outros que a vida já levou de nós: o alferes Garcia, o cabo Vicente, o soldado Leal! Aqui lhe deixamos o nosso e respeito e saudade!

2 comentários:

Anónimo disse...

Morreu o furriel Farinhas!
A nossa idade está a começar a dar-nos este fim que todos vamos ter, mas que sempre nos impressiona...

OLIVEIRA disse...

Fico triste com estas notícias, não me lembro do cabo Almeida mas ao ver a fotografia, recordo bem o furriel Farinhas, era ele e o Pires e o Mosteias, dos sapadores... O Alferes era o Ribeiro, não era?
Ó Viegas, como é que você sabe essas coisas..