terça-feira, 14 de julho de 2009

O jovem cavaleiro que ia dormir a casa...

Campo de futebol do Quitexe

O Monteiro veio aqui contar sua história de Carmona, mas eu volto atrás no tempo, para o Quitexe de 1974 e para a história de um jovem cavaleiro casado e com mulher viçosa, suscitadora de algumas invejas e desejos que não vem ao caso - coisas de «putos» irreverentes e xuxadores de dedos...
Pois, o bom do nosso amigo passava mais tempo lá por casa, que propriamente no aquartelamento. O que nós compreendíamos muito bem, mas não era muito bem visto pelos comandos. Que lhe criavam problemas.
Uma noite de serviço deu para falar de muitas coisas, como era costume..., até que, por volta da uma para as duas, deu de frosques! Foi para casa (civil...), que era ali mesmo ao lado, e apareceu logo depois um oficial. Que deu por falta deledo jovem cavaleiro que estava de serviço e não estava de serviço, o que era um grave incidente disciplinar.
Namorei como pude o bom do oficial (que também lá tinha a mulher...), «olhe, sabe como é que é?...», contando-lhe que até tínhamos estado a preparar um torneio de futebol, para animar a malta, e que ele tinha ido a casa buscar ums papéis e vinha já!!!. O mais persuasivo que pude, tentei convencer o oficial da bondade das intenções e da ausência do jovem cavaleiro. Não o convenci e a «sorte» foi que se ouviram uns disparos na noite, coisa que sempre acontecia por lá... - e isso foi motivo para desmobilizarmos a conversa e entrarmos em outro tipo de acção, felizmente sem consequências. Como também era costume.

Apareceu logo o jovem cavaleiro, meio atarantado, a correr no seu jeito desengonçado, sei lá se saído a correr de algum momento mais tórrido.
«Fulano, o cicrano deu por tua falta....».
«Que se f...!», respondeu!
Contei-lhe a desculpa do futebol: «Ó pá, mas eu nem percebo nada de futebol...».
«Olha, não sei...», resmunguei eu!
Seja como for, o jovem cavaleiro livrou-se desta, com a desculpa do torneio de futebol - que se veio realmente a realizar, entre equipas civis e militares, não me lembro de surgido da conversa daquela noite, mas sendo seguro que se realizou no campo da foto - que me foi enviada pelo (ex-furriel) Letra, que pelo Quitexe passou num pelotão de morteiros.
- CAVALEIRO. O jovem cavaleiro residia há dez anos na Figueira da Foz.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tenho um episódio que considerei e considero dos mais engraçados e hilariantes que observei e que foi passado neste campo de futebol.
Seria talvez o Ano da Graça de 1968já não recordo a data. Comemorava-se algo no Quitexe. Então nesse campo houve festa e reuniram-se as autoridades civis, militares e os naturais das redondezas. Para concluir e é aqui que reside toda a piada!!! Um dos Sobas foi discursar no final e com grande arrebatamento ele deu os habituais VIVAS:
Viva Portugal;
Viva Angola;
E Viva o Eusébio!!!!!
Aquilo é que foi uma gargalhada geral...
fclaudio@live.com.pt
Ex.Furriel Enfermeiro-CCS/Bcav1917