domingo, 5 de julho de 2009

As minhas férias em Angola...

Férias em Angola, quais guerras, quais quês?!!! Rafael, Fátima, C. Viegas,
Idalina e Saudade, com o pequeno Valter, em Nova Lisboa. A foto foi tirada pelo (furriel) Cruz


Então e a malta ia para Angola, carregar-se de armas e encher-se de guerras e aquilo era para ali um fadinho chorado, uma drama diário com alguidares cheios de sangue, actos fúnebres e cemitérios de medos?! Nada disso!
Já por aqui contei que o Quitexe era uma vila atractiva e Carmona ainda mais, muito mais aliciante. E de Luanda nem falar!!! Enchia as medidas e por lá cirandei vastas vezes! A cidade e os seus desafios enchiam todas as medidas e desejos da rapaziada dos 21 para 22/23 anos, de sangue na guelra e almas grávidas de desejos. Todos os desejos!!!
Havia também uma coisa chamada... férias.
Por opção, não quis vir a Portugal, das duas vezes e meses a que tive direito- em Setembro de 1974 e Abril de 1975! Andei por lá, a galgar terras e conhecer gentes, reencontrando amigos e familiares. Sempre fui muito dado a estas coisas do aparecer de surpresa e lá andei eu a bater à porta dos irmãos Resende, da Cândida, do Mário e da Benedita e o Zé Martinho (em Luanda), dos primos Mário, Cecília Neves e Clemente Pinheiro, na Gabela! Por Setembro! Ou, já em Abril de 1975, a mesma Cecília e também Orlando Rino e os irmãos Óscar e Nélson, que tinham sido meus colegas de escola; e o primo Manuel Viegas e família, em Nova Lisboa!
Por estes dois meses «bati» estradas por Lobito e Benguela, Alto Hama, Caala, Sá da Bandeira e Moçâmedes, Silva Porto. Fiz a inesquecível viagem ferroviária de Nova Lisboa para o Lobito/Benguela, com o Cruz! Depois, de avião para Luanda! Foi no fundo, um verdadeiro trota-mundos, com um amigo ou familiar em cada lado, descobrindo e descodificando com eles os grandes e misteriosos feitiços da gigante Angola.
A foto de hoje ilustra um desses momentos de relaxe e fraternidade, em frente ao Colégio de Nossa Senhora da Assumpção, de Nova Lisboa, onde se vê o marido de Cecília Neves (Rafael Polido) com os filhos Fátima, Idalina e Saudade e eu, com as mãos sobre o Valter. Eram netos e genro de meu padrinho Arménio, que morreu na Gabela, vítima de um acidente. Por lá estava também a viúva, minha madrinha Isolina. Férias em família, com quem eu falava em grandes fôlegos, como se estivesse aqui no adro, à saída de missa, fazendo o sumário da semana! Belas férias, com a minha gente!!!

1 comentário:

SANTOS disse...

Bonita foto de família...