sábado, 2 de janeiro de 2010

Reencontro com Mário Matos, o memorizador de números mecanográficos

Viegas e Matos, em Março de 1974, no RC4 (Santa Margarida)

Hoje «achei» o Matos, furriel da 2ª. Companhia de Cavalaria do BCAV. 8423, instalada em Aldeia Viçosa. Furriel miliciano atirador de cavalaria, fez comissão na secretaria - depois de umas semanas de mato... - e já aqui falei dele para fazer história da sua extraordinária memória: capaz de decorar todos os números mecanográficos da companhia.
Houvesse dúvidas e hoje as teria desfeito: lá me citou ele, de cor e salteado e sem lhe perguntar, o nome completo do capitão Cruz e... o número mecanográfico. Sem tirar ou pôr algarismo. Ou letra. José Manuel Romeira Pinto da Cruz, nº. ... tal!
Eu vinha de Coimbra, onde a vida me levou por algumas horas, e, no regresso, nem é tarde nem é cedo, aí fui eu à cata do Matos, em Anadia. Podem imaginar o desfiar de recordações feito ali no correr da memória - desde quando nos batemos nas operações especiais, em Lamego, nos reencontrámos em Santa Margarida (já mobilizados) e fazíamos as longas horas de viagens de ida e volta, no «velho» SIMCA 1100 do Neto. Até ao Uíge angolano!
Fiquei a saber que a 2ª. Companhia se reúne todos os últimos sábados de Setembro - foi em Évora, em 2009; e Gaia, em 2008 - e que este ano será em Penafiel. A CCS é que andou a perder, estes anos todos, desde 1997 até 2009!
O Matos prometeu histórias e fotos para o blogue e com ele e o Ferreira (que era enfermeiro da 2ª. CCAV.) irei palrear de hoje a duas semanas.
Ver mais do Matos em http://cavaleirosdonorte.blogspot.com/2009/06/matos-o-furriel-memorizador-de-numeros.html e ainda em http://cavaleirosdonorte.blogspot.com/2009/12/o-matos-e-o-letras-da-companhia-de.html

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem achado, ó Viegas, o matos era daqueles tipos porreiraços que a gente nunca esquece nem que seja no fim da vida...
Gomes