sábado, 30 de janeiro de 2010

Por onde anda o Manuel Augusto, o Carpinteiro?



Alguém sabe do que é feito do Carpinteiro? Manuel Augusto da Silva Marques, o homem da boa disposição e de piada sempre solta na língua, do vernáculo que não era praguejo, do caminhar lento e até meio cómico, feito de pernas «tortas» a que chamavam calcantes?! Esse msmo, o homem a que não faltava o gosto de uma boa anedota, muitas vezes cantarolada, e do contar de estórias que ajudavam a morte do tempo e das saudades!!!
Carpinteiro, assim o baptizaram, por exercer essa função na CCS, entre duas pregadelas e um encaixe do aro de uma janela ou de uma porta. Não havia ferramenta que o atrapalhasse na arte de mercenar - a polaina, ou a inchó, o serrote ou o martelo de orelhas. Tudo lhe assentava como uma luva, se as calçasse.
Fazia de tudo e até jogava a bola, defendendo as cores da Secção Auto, a da Ferrugem, nos sempre apetitosos e disputadíssimos prélios do campo pelado do Quitexe. Foi de uma foto de um desses jogos, que tirámos a cara do Carpinteiro, para aqui o lembrar e dele perguntar.
Activo, muito activo, e ao serviço do comandante da CCS, foi mestre a fazer caixotes - para encher com «encomendas» que viriam a caminho de Lisboa.
O Carpinteiro era de Esmoriz e tive o contacto dele. Postal e telefónico, mas agora ambos desactualizados. Alguém sabe do Carpinteiro?
- CARPINTEIRO. Manuel Augusto da Silva Marques, 1º. cabo carpinteiro, natural de Esmoriz (Ovar).

1 comentário:

Anónimo disse...

O carpinteiro era um tipo formidável e cheio de piada..., com ele n/ havia tristezas, o que será feito dele? O melhor que lembro dele era a fazer ... caixotes para o capitão da CCS, para enxer c/ coisas para trazer pró puto, no BC12...
Santos