sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Os primeiros dias do Batalhão de Cavalaria 8423


A história do Batalhão de Cavalaria 8423 está sumariamente descrita no Livro da Unidade - e a ele tenho recorrido regularmente, para confirmar datas, confrontando-as com as minhas anotações e correio da época. Ler o livro aviva memórias e tenho o cuidado de as confirmar, tanto quanto é possível.
A 7 de Janeiro de 1974, uma segunda-feira, foi dia da primeira apresentação formal dos quadros mobilizados, no Destacamento do Regimento de Cavalaria 4, em Santa Margarida - conhecendo-se a grande maioria dos oficiais e sargentos (do quadro e milicianos) e alguns praças (cabos e soldados). Mais informais, foram os contactos dos dias seguintes (8 e 9), no primeiro deles decorrendo uma palestra do tenente-coronel Almeida e Brito ( o comandante) - que bem nos «assustou». A palestra! Não havia de ser nada, comentámos, entre nós, eu e o Neto.
Apreciámos vivamente o ar decidido e garboso do então aspirante miliciano Garcia - que viria a ser o nosso comandante de pelotão. E que, vagamente, reconhecíamos de Lamego - do CIOE, onde todos tirámos o curso de Operações Especiais, os Rangers. O tempo confirmaria a sua coragem, solidariedade e lealdade.
A esse tempo, está a fazer 36 anos, formava-se o Batalhão de Cavalaria 8423! Já sabendo que Angola era o nosso destino. O destino que aqui andamos a recordar.
- GARCIA. António Manuel Garcia. Alferes miliciano de Operações Especiais, natural de Pombal (Carrazeda de Ansiães). Era agente da Polícia Judiciciária e faleceu num acidende de viação, em serviço, em 1977 (ou 78).
- LIVRO DA UNIDADE. Foi-me emprestado pelo José Santos Pires, de Bragança (ex-furriel miliciano de transmissões).
- CIOE. Centro de Instrução de Operações Especiais, em Penude (Lamego).

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostava de ver o livro, alguém mo pode emprestar ou fotocopiar? Obrigado... desde já...
Santos