sábado, 9 de janeiro de 2010

A independência de Angola e a Cimeira de Mombaça

Fotos do tempo e retiradas da net

Ao Quitexe chegavam, por estes dias de Janeiro de 1975, notícias do Encontro de Mombaça, no Quénia, nos dias 3 a 5, que reuniu os representantes dos três movimentos emancipalistas de Angola. O objectivo era definir os termos da independência.

Os pormenores que nos chegavam eram naturalmente pouco esclarecedores e muito superficiais e, por nós, até havia alguma surpresa sobre o entendimento entre os três movimentos: FNLA, MPLA e UNITA tinham acordado numa plataforma comum para negociarem com Portugal a independência de Angola. Por exemplo, com um exército angolano constituído pelos movimentos.
A surpresa tinha a ver com o nosso conhecimento local, pois as forças nacionalistas estariam profundamente divididas: a FNLA, muito concentrada no norte (a nossa zona de acção) e dirigida por Holden Roberto; o MPLA chefiado por Agostinho Neto; e a UNITA presidida por Jonas Savimbi.
A mediação, na queniana Mombaça, foi do Presidente Jomo Kenyatta e os três movimentos de libertação de Angola organizaram uma “plataforma de entendimento», indo de seguida para Portugal negociar a independência do país - na Cimeira do Alvor, no Algarve.
Pelo Quitexe, pouco sabíamos nós do que se passava e, para falar verdade, da muita literatura lida sobre este histórico encontro, pouco consegui perceber - para alguém da evidência de cada um dos movimentos a si querer chamar importância mais decisiva no processo de independência. São contas de um rosário que eu não sei contar.
Em Dezembro de 2005, em duas longas horas de espera no aeroporto de Hong Kong (de uma viagem que nos trazia de Macau para Londres) calhou falar disso com o dr. Almeida Santos, ao tempo (1974 e 1975) Ministro da Inter-Coordenação Territorial, que me deu conta de pormenores que aqui poderia relatar mas que omito, com receio de não ser rigoroso.

Sem comentários: