sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O último dia do Pelotão de Morteiros 4281 no Quitexe

Alferes Leite, à direita, comandante do Pelotão de Morteiros 4281 - com
os também alferes Garcia (à esquerda, já falecido) e Ribeiro, ambos da CCS


A 4 de Janeiro de 1975 completou-se a transferência do Pelotão de Morteiros 4281, do Quitexe para a cidade de Carmona - iniciada a 20 de Dezembro de 1974. E pela vila do Quitexe começava a segredar-se a eventual instalação do BCAV. 8423 no BC12, na capital provincial do Uíge
O BC12 estava localizado na cidade desde 1961 e ia ser extinto. Nada melhor que ir para lá - o que para nós significava, também, ir para zona urbana mais qualificada e galgar mais uma etapa do nosso regresso a Portugal e às nossas casas. De Portugal, pelo Jornal de Notícias e Expresso, chegavam notícias sobre as negociações do Governo Português com os dirigentes do MPLA, FNLA e UNITA e as mensagens de familiares e amigos apontavam todos na mesma direcção: no continente cada vez mais se murmurava o iminente regresso das tropas das frentes ultramarinas.
A frente norte angolana, essa, registava por esta altura alguns incidentes entre militantes dos movimentos - até aí de combatentes e agora dirigentes políticos.
O Pelotão de Morteiros 4281 era comandado pelo alferes Leite, açoriano (à direita, na foto) e, no Quitexe, era um dos que reforçava a guarnição da CCS. Já lá estava, quando chegámos - a 6 de Junho de 1974.
Voltaríamos a encontrar-nos no BC12.

Sem comentários: