segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A mobilização militar para Angola...

Cópia da Ordem de serviço do CIOE, com a mobilização dos (então) 1ºs. cabos
milicianos Monteiro, Viegas e Neto. Clicar na imagem, para a ampliar


O tempo faz-nos esquecer momentos relevantes da nossa vida, mesmo quando são marcantes - por qualquer razão. A minha mobilização para Angola foi publicada na Ordem de Serviço nº. 286 do Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE), em Lamego, a 7 de Dezembro de 1973. Já lá vão mais de 36 anos!
Sabia ter sido em Dezembro desse ano, não me lembrava o dia mas dele não esquecia o telefonema feito dos Correios de Lamego, para a minha vizinha de Ois da Ribeira (minha residência, perto de Águeda), com recado para minha mãe, ao tempo recentemente viúva: «Vou para Angola!...».
Ir para Angola, para o nosso ego (ainda) era a mobilização que melhor nos poderia acontecer. Haveria «menos porrada». Pior seria em Moçambique e Guiné! De modos que, entusiasmado, fiz saber à Cinda, a vizinha, dessa sorte que me calhara na mobilização e para dela dar a nova a minha mãe. «Já não vens a casa?...», perguntou-me ela. Claro que fui. Pela frente ainda tinha o RC4, em Santa Margarida. E a partida, a 29 de Maio de 1974.
Ontem, encontrei cópia da Ordem de Serviço, verifiquei o dia e aqui a deixo em imagem, na parte que me indica mobilizado para Angola - assim como o Neto e o Monteiro, os três de Operações Especiais. A mobilização propriamente dita já fôra publicada na Nota 47000 - Pº. 33.007, de 17 de Novembro de 1973, da RSP/DSP/ME.

2 comentários:

Casal disse...

Realmente, ser mobilizado para Angola já seria um mal menor! E razão tinha o meu irmão para se mostrar satisfeito por me estar destinado o Quitexe!
«Quitexe?! Quem me dera!..., hás-de ir até Zalala...depois contas-me!...».
Fui mesmo e constatei que tinha sido bafejado pela sorte! Aliás, quem conheceu as outras Companhias, depresssa conclui que a coisa até nem era má! Isto digo eu, que raramente andava "por lá".
Por falar em mobilizações, um então vizinho a 50 metros, viu partir para a guerra de África, seis filhos. O vizinho da frente viu partir quatro e o do lado, três! Ou seja, de três casas com um total de 24 filhos, partiram para África 13! Melhor sorte tiveram os restantes 11...porque eram mulheres!
E agora penso: Como é que uma mãe (principalmente) aguentava toda aquela carga anos a fio?!
Disto me falou a minha muito recentemente, quando a "questionei" sobre o tema! Aos 94 anos, calma e serenamente, lembrou e descreveu tudo o que, na época, lhe foi na alma. E também tudo a que se agarrou, como tantas outras, para minonar, ou no mínimo tentar minorar o estado de sofrimento!
Foram as consequências de uma guerra!

8423 disse...

Explica lá ó Viegas como é que tens estes elementos todos, até a ordem de serviço com a tua mobilização?...