O mês de Janeiro de 1975 registou alguns incidentes disciplinares com militares do BCAV. 8423, com punições a um alferes miliciano, a um furriel e a vários praças. Não recordo as razões que levaram a tal, mas a o oficial da CCS «apanhou» três dias de prisão disciplinar (depois agravada pelo Comando de Sector do Uíge) para oito dias de prisão disciplinar agravada.
O furriel miliciano, também da CCS, «apanhou» cinco dias de prisão disciplinar agravada, agravada para dez - pelo Comando de Sector do Uíge. As punições aos cinco praças, variaram entre as quatro guardas e os 20 dias de prisão disciplinar agravada -nesta caso também a um soldado da CCS, que a viu agravada para 30. Os outros militares punidos eram da 3ª. CCAV.
A disciplina era fundamental no seio da guarnição, abusos sempre havia (é natural...), mas também era conhecida a férrea mão do Comandante Almeida e Brito. Tão implacável quanto benevolente e generosa.
Oficial e furriel, devido ao agravo das penas, tiveram de abandonar o BCAV. 8423 - o que aconteceu já no mês de Março. Deles soube, em informação actualizada, que já faleceu o furriel miliciano, por doença e depois de ter sido emigrante nos Estados Unidos e, por cá, guarda florestal. O oficial miliciano, depois de um período cívil que o levou às barras do tribunal, faz pela vida numa cidade do litoral centro português.
NOTA: Os nomes foram propositadamente omitidos.
2 comentários:
Também por estes inconvenientes, disse no texto dos "desenfianços", que se montavam estratégias para que nada corresse mal! Mas eram males menores, porque outros houve que levaram a situações bem menos simpáticas! No meu Batalhão houve casos graves de indisciplina, sempre reprováveis! Casos gravíssimos e que, infelizmente, passaram para a vida civil! E ainda duram, e já lá vão 36 anos! Não sei quantos mais irão durar, mas parece ser «amor» para toda a vida!
O excesso de álcool e a falta de "outras coisas" estiveram sempre aliados a destemperos que podiam e deviam ser evitados!
Olá amigos boa tarde,
de certeza que vocês á dias deram pela minha ausência, tendo o PC desligado.
o motivo é que no dia 17 do corrente dei entrada no hospital de santo António no porto. para fazer uma cirurgia a um rim.
já estava tudo programado, fui operado no dia 18, e tive alta no dia 24 do corrente, graças a Deus correu tudo bem,tenho
dificuldades quando estou sentado como é o caso neste momento, sinto dores, mas todos vós mereceis este pequeno
sacrifício, vou estar ausente mais um dia ou dois, depois volto á vossa companhia.
Um Abraço
José oliveira
«césar»
Enviar um comentário