sábado, 27 de novembro de 2010

O capitão Falcão como comandante interino do Batalhão

Tenente Coronel Almeida e Brito e capitão Falcão (foto de 1994), no Encontro de Águeda.
Estandarde da CCAC. 4145/72, de Vista Alegre (em baixo)


A Companhia de Caçadores 4145/72 foi de malas aviadas para Luanda e deu vaga à 1ª. CCAV.8423 em Vista Alegre, ida de Zalala. E a temporada de acalmia operacional continuou  nos últimos dias de Novembro de 1974.
O Comando do Batalhão de Cavalaria 8423, instalado no Quitexe, estava assegurado desde 4 de Novembro, interinamente, pelo capitão José Paulo Falcão - oficial adjunto (e responsável pelo Gabinete de Operações) que substituiu o tenente-coronel Almeida e Brito, que a Lisboa veio de férias. O BCAV. 8423, recorde-se, não tinha 2º. comandante - dado que o major de cavalaria José Luís J. Ornelas Monteiro, fora «desviado» em vésperas de embarque, para o Comando Chefe das Forças Armadas em Angola (CCFAG), por instruções (suponho) do Movimento das Forças Armadas (MFA).
O comandante interino teve «intensa actividade», nomeadamente em sucessivas reuniões no Comando de Sector, em Carmona - embora realizadas no BC12. Por exemplo, nos dias 8, 13, 18 e 22 de Novembro. E 27 de Novembro, hoje se completam 36 anos. A 21 de Novembro, esteve em Vista Alegre, despedindo-se da CCAC. 4145/72. A 25, em Aldeia Viçosa, onde cumpria missão a 2ª. CCAV. 8423, comandada pelo capitão miliciano Cruz. Daqui e desse tempo, há notícias do Matos, sobre pequenas escaramuças entre elementos da FNLA e alguns comerciantes e fazendeiros, mas coisa sem importância de maior.
O medo, porém, era o de que ódios velhos, ressacados de muitos anos de luta armada e sabe-se lá quantos de injustiças, dessem em vinganças pessoais, nesta fase de transição - que, principalmente, carecia de moderação e temperança. Nem sempre tal aconteceu. 
Em Santa Isabel, ultimava-se a rotação para o Quitexe.
- BRITO. Carlos José Saraiva de Lima Almeida e Brito, tenente coronel e comandante do BCAv. 8423. Faleceu a 20 de Junho de 2003, já aposentado e com a patente de general. Ver AQUI.
- FALCÃO. José Paulo Montenegro Mendonça de Falcão, capitão de cavalaria e oficial adjunto (de operações). Actualmente, tenente coronel aposentado, residente em Coimbra. Ver AQUI.
- CRUZ. José Manuel Romeira Pinto da Cruz, capitão miliciano, comandante da 2ª. CCAV. 8423. É professor, em Esmoriz, onde reside. Ver AQUI.
- MATOS. Mário Augusto da Silva Matos, furriel miliciano atirador de cavalaria, em serviço na secretaria da 2ª. CCAV. 8423. Colaborador de uma empresa de Anadia, onde reside. Ver AQUI.

1 comentário:

Deus disse...

Carísssimo,

Tens que por um post-it no monitor!
A 3ª. é de Santa Isabel :-)
Abraço