quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Aqui se diz bem de um dos nossos, o dr. Leal!


Quem os nossos ama,
de nós gosta»
- Citação popular

«Aos 82 anos, Manuel Cipriano Leal, ou apenas dr. Leal, conhecido na região de Fafe, continua sentado no consultório, de porta aberta, para atender a todos. A genica já não é a de outros tempos, mas a vontade de ajudar o próximo mantém-se vigorosa. "Sinto-me bem assim, é da minha natureza", deixa escapar, entre um chorrilho de recordações.
Dos montes e vales da região que circunda a cidade de Fafe, o dr. Leal lembra os dias a fio em que percorreu, muitas vezes a pé, os lugares de onde recebia o chamado. "Às vezes chegava a casa de madrugada e tinha logo que sair. O telefone não parava", contou. Ainda hoje não nega uma chamada.
"Seja onde for...".
E sempre com o espirito solidário que o acompanha desde o berço, em Santarém.
Ligado às Conferências de S. Vicente de Paulo, o dr. Leal cedo se apercebeu das necessidades da população. "Entrava numa casa e avaliava logo a condição das pessoas. É da minha formação. Muitas vezes levava a medicação para os primeiros dias e deixava-a ficar"
Em fim de carreira, mantém esse orgulho em ajudar o próximo e, após 50 anos de exercício, conhece bem quem o procura. "Ajudo, mas não sou daqueles que vou cobrar mais a um que pode só porque não cobrei a outro que não podia...", explicou.
Apesar da idade, diáriamente está no consultório e os fafenses sabem que têm no dr. Leal alguém disposto a ajudar desinteressadamente por uma boa saúde».
Texto do Diário Transmontano,
enviado por ANTÓNIO CASAL






Sem comentários: