quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O beduíno que ameaçou o furriel...

Rocha, Mosteias, Neto, Viegas e Graciano (à esquerda), Machado, Cruz, NN (tapado), Miguel
(paraquedista) e NN, em almoço na messe de sargentos do Quitexe



Os últimos dias de Novembro de 1974 continuaram grandes decisões no reordenamento do dispositivo militar do BCAV. 8423. Foi embora a 4145/72, mudou-se a 1ª. CAV. para Vista Alegre, a CCAÇ. 209 abandonou a Fazenda Liberato e a 3ª. CCAV., a de Santa Isabel, aprontava malas para se aviar para o Quitexe.
Isto até pode parecer uma narrativa muito repetitiva, mas não é.É que se viviam emoções díspares, por aquele tempo. Na guarnição. Umas de ansiedade, por não sabermos quanto tempo iríamos ficar por lá - e só voltaríamos em Setembro de 1975. Outras, de revolta - pelas atitudes persecutórias de alguns (pequenos) «senhores da guerra».
O Rocha, que era dos mais discrectos de todos nós, assim como o Pires de Bragança - ambos de transmissões -, meteu fala grossa pelos fins de Novembro, revoltado com uma atitude desconsiderante, de um superior hierárquico. «Ameaçou-me, pá!... Eu não fiz nada de mais...», queixou-se em conversa de bar, na espera de almoço.
O que foi, o que não foi..., fôra coisa de nada. O Rocha, que era zeloso, cumpridor, disciplinado, tinha sido chamado à atenção, de  forma que achou injusta, desadequada e ofensiva. Porque, o exercício das sua funções, coisa dissera a um praça que, sem querer, iria contra o interesse do tal superior.
«Esse beduíno?!!! É um filho da p..., não te rales», afiançou-lhe o Machado, de dedo em riste e esgar assumido para o habitual «combate» com tal superior.
Amedrontou-se o Rocha, empalidecendo as maçãs do rosto, mas tudo passou na hora do almoço, durante o qual, combinados, servimos sobremesa de piadas - e das bem fortes, a gozar a cena!... - ao chefe que lhe apontara dedo. Foi remédio santo. Calou-se, o herói. «O beduíno!...», diria o Machado.
- ROCHA. Nélson dos Remédios da Silva Rocha, furriel miliciano de transmissões. Natural e residente em Valadares (Gaia).
- PIRES. José dos Santos Pires, furriel miliciano de trasmissões. Aposentado da GNR, residente em Bragança.
- MACHADO. Manuel Afonso Machado, furriel miliciano mecânico de armamento. Natural de Covelo do Gerez (Montalegre) e residente em Braga, onde é quadro da EDP.
- BEDUÍNOPovo nómada que vive nos desertos do Oriente Médio e do norte da África. Era designação utilizada como desconsiderante, pelo Machado, sempre que queria diminuir alguém.

Sem comentários: