domingo, 21 de novembro de 2010

O DIA DOS MEUS 22 ANOS NA SAUDOSA VILA DO QUITEXE...



A 21 de Novembro de 1974, fez a minha excelentíssima pessoa 22 verdes aninhos, festejados no Quitexe - que foi meu berço de 6 de Junho desse ano, até 2 de Março de 1975.  E adivinhem: estava de serviço. Serviço á ordem, nomeado de véspera, como era de circunstância!
A foto aí me mostra, de braçadeira verde, na avenida principal da vila e área das instalações militares, com o bar dos praças em fundo. Na minha frente, estavam os edifícios civis onde se acomodavam a messe de oficiais e a casa dos furriéis.
Não diria que houve apostas, mas entre o grupo mais restrito de furriéis não havia quaisquer dúvidas de que eu estaria de serviço nesse dia.
Além do que de 21 de Novembro de 1974 já falei, VER AQUI, recordo agora que nessa quinta-feira de Novembro houve alguma agitação na CCS, no âmbito a messe de sargentos (de sargentos e furriéis), devido a uma imposição de regras que os mais recalcitrantes acharam despropositadas: ter de esperar pelos sargentos, antes de se começar a refeição. Mandamento que já desde uns dias antes era muito falado.
O que nos ia «safando» era a sempre providencial chegada bem cedo do sargento ajudante Machado, que não era dos que melhor ouvia e porventura se fez de orelhas moucas à disciplina que outros arbitrariamente queriam impôr. E lá nos punhamos nós a comer, sentadinhos na mesa - a privilegiar os estômagos com as ementas que o Almeida preparava, com a ajuda preciosa do Rebelo.
À volta de 21 de Novembro de 1974 e a regar a verdura dos meus 22 anos, recebi 18 cartas e aerogramas, com os convencionais «parabéns a você». Reli-as esta tarde e que... saudades! Hoje, houve almoço de famílias e umas prendinhas! Com a devida atenção às dores deste corpo que por cá anda há 58 anos!
- MACHADO. Luís Ferreira Leite Machado, sargento ajudante, adjunto do tenente Acácio Luz, na secretaria do Comando do BCAV. 8423. Ver AQUI.
- ALMEIDA. José Maria Antunes de Almeida, 1º. cabo cozinheiro, ao serviço da messe de sargentos. Natural de Arganil, reside em Benfarras de Boliqueime (Loulé).
- REBELO. José Joaquim Robalo Rebelo, auxiliar de cozinha, ao serviço da messe de sargentos. Carpinteiro, mora em Odivelas.

3 comentários:

Carlos Silva disse...

Alguém um dia disse: - Se recordar é
viver, então, vive para recordares!
Parabéns e Feliz Aniversário, com um
grande abraço de amizade.
Carlos Silva(Ex Alf Mil 3ªCCAV 8423)

Deus disse...

PARABÉNS :-)
Desculpa o atraso mas fui levado ao engano pelo título "Véspera dos 22 ...."

Abraço

Anónimo disse...

Parabéns, mau caro Viegas...
Deus te dê saúde e boa disposição.
Grande abrafço.
JP