quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O 4 de Novembro de 1974 e os que já partiram

Dia 4 de Novembro de 1974, encontro do PELREC com guerrilheiros da FNLA na aldeia do Dambi Angola, a uns 30 quilómetros do Quitexe. Em baixo, Viegas a experimentar uma arma do gerrilheiro da foto. Pires, de Bragança, ao lado


A 4 de Novembro de 1974, hoje se completam 36 anos, o PELREC «encontrou-se» com combatentes da FNLA. Terá sido  a primeira vez que aconteceu este tipo de encontros, do pós-cessar fogo - entre militares portugueses e grupos armados da chamados movimentos de libertação de Angola. A história já AQUI foi contada. Foi um dia de muitas emoções e alguns medos - muitos mesmos... - e deles nem adianta falar. Do grupo que arriscou os perigos e o pó da picadas, as dores e a ansiedade de quem sabe que pode cair uma emboscada, a cada momento, ser alvo de um disparo ou do deflagrar mortal de alguma granada, de uma mina ou outra qualquer  arma de guerra, já alguns partiram. 
Aqui lhes faço homenagem:
1 - ALMEIDA. Joaquim Figueiredo de Almeida, 1º. cabo atirador de cavalaria, falecido a 2 de Fevereiro de 2009, vítima de doença, natural do Penedono. Ver AQUI.
2 - VICENTE. Jorge Luís Domingues Vicente, 1º. cabo atirador de cavalaria, de Vila Moreira (Alcanede). Faleceu a 12 de Janeiro de 1997, vítima de doença. Ver AQUI.
3 - ARMANDO. Armando Domingues Gomes, soldado atirador de cavalaria, falecido a 3 de Setembro de 1989.
4 -LEAL. Manuel Leal da Silva, soldado atirador de cavalaria, de Caixaria (Pombal). Morte súbita a 18 de Junho de 2007. Ver AQUI.
Outros, terão falecido. Não sabemos!  Mas hoje todos evocamos, com a emoção de quem com eles comungou solidariedades que só quem foi militar em zonas de combate alguma vez pode perceber! 
A nossa saudade e homenagem. Foram heróis que nunca voltaram a cara aos perigos! Sempre generosos e corajosos!

Sem comentários: