terça-feira, 9 de novembro de 2010

A mudança da 3ª. CCAV. 8423 de Santa Isabel para o Quitexe

Flora, Belo, Fernandes e Ricardo, furriéis da 3ª. CCAV. 8423 (Santa Isabel).

 
O mês de Novembro de 1974 do relativamente pacífico no plano operacional, como já aqui foi dito - pelas bandas e chãos do Quitexe-mártir de 1961. Uma das vantagens que capitalizávamos, era o conhecimento do terreno que tinha o nosso comandante Almeida e Brito - que por lá fôra oficial de operações do Batalhão de Cavalaria 1917, em 1968.
Eram, aliás, quase lendárias as histórias que nos contavam da sua acção de então. Por exemplo, a de ter integrado ao vivo (pelo menos) uma operação de grande envergadura militar - «coisa» que não era para a sua patente, mas que terá feito para impôr confiança aos seus homens e alguns medos ao dito inimigo. Não estranharíamos nós muito, tal feito. Dele nos falavam os velhos das aldeias e das machambas do Sub-Sector do Quitexe, por onde nós jornadeámos em missões do mais variado tipo.
«O escavaleiro branco?, heim esfurriééé... homem bravo!!!», exclamaram-nos muitos gentios, falando do então comandante do BCAV. 8423, tenente-coronel Almeida e Brito.E dele conheciámos  nós, por experiência própria, o destemor e o rigor, a autoridade e a disciplina, a competência e a decisão, o carácter firme que não deixava dúvidas, quaisquer que fossem!
Novembro de 1974, ao dia 4, veio ele de férias para Lisboa e assumiu o capitão Falcão o comando - com sucessivas reuniões no Comando de Sector, em Carmona; no Quitexe e nas companhias operacionais. Preparava-se já a rotação de várias companhias e no Quitexe era esperada a 3ª. CCAV., que «morava» por Santa Isabel. São dela os quatro furriéis da foto.
- FLORA. António Pires Flora, furriel miliciano atirador de cavalaria, quadro superior da Caixa Geral de Depósitos, morador em Lisboa.
- BELO. Agostinho Pires Belo, furriel miliciano de Alimentação, natural e residente no Retaxo (Castelo Branco), aposentado da administração fiscal.
- FERNANDES. António da Costa Fernandes, furriel miliciano atirador de cavalaria, professor do ensino secundário, de Lomar (Braga).
- RICARDO. Alcides dos Santos da Fonseca Ricardo, furriel miliciano atirador de cavalaria, residente em Odivelas. 

Sem comentários: