sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O comício da FNLA em Vista Alegre

Zona de intervenção militar do Batalhão de Cavalaria 8423 - Angola 1974/75

A 25 de Novembro de 1974, a 1ª. CCAV. 8423, do capitão Castro Dias, completou a rotação para Vista Alegre e, definitivamente, foi abandonada a posição que desde 1961 as Forças Armadas Portuguesas ocupavam na Fazenda de Zalala - que foi terra-mártir, e de gente heróica nos primeiros tempos de combate com os movimentos de libertação, nomeadamente da UPA, a mais tarde FNLA.
A 26, uma 3ª. feira, realizou-se na vila um comício da FNLA - cujos chefes se vinham apresentando às autoridades militares portuguesas, no quadro do entendimento que se encaminhava para a independência angolana, depois do cessar-fogo oficial. Eram tempos já bem mais calmos.
«Uma acalmia não encontrada há longos anos», lê-se no Livro da Unidade. 
Não tenho memórias nem consegui saber pormenores do comício de Vista Alegre, povoação localizada numa zona já confluente com os Dembos - onde predominava o MPLA. Mas é sabido que os contactos com as NT eram já ao nível das chefaturas e que a FNLA, arredondando interesses que não impusera ao MPLA pelas armas - nas lutas entre os próprios movimentos pela ocupação territorial -, pretendia, obviamente, anular a influência local do movimento liderado por Agostinho Neto.
A tropa «assistiu» no seu posto, atenta a movimentos que pusessem em causa a segurança da vila e das populações, não havendo notícia de especiais incidentes.

Sem comentários: