sábado, 20 de novembro de 2010

Véspera dos 22 anos de um furriel miliciano dos «ranger´s »...

Ponte do Dange (em cima) e Vista Alegre,onde estava instalada a CCAÇ. 4145/72, do
Sub-Sector do Uíge e dependente do BCAV. 8423 

A 20 de Novembro de 1974, se bem me lembro, o PELREC foi em escolta ao capitão Falcão - que interinamente comandava o BCAV. 8423 e ia em visita de trabalho a Vista Alegre. Era o dia de véspera de saída da CCAÇ. 4145/72, por lá aquartelada e com destacamento na Ponte do Dange. Para lá iria, da épica Fazenda Zalala, a 1ª. Companhia de Cavalaria do Batalhão de Cavalaria 8423 - comandada pelo capitão miliciano Castro Dias.
A rotação começaria a 21 de Novembro - dia especialmente particular para mim, pois faria 22 anos. E fiz!
Foi, certamente, a última vez que por lá estive e nada me custa confessar que, ao tempo, fiquei com alguma inveja, relativamente aos «caçadores» da 4145/72, que iam marchar para Luanda - julgo eu que para logo depois viajarem para Lisboa.
Por lá vi alguns militantes da FNLA, ex-gerrilheiros, que se apresentava às autoridades militares portuguesas - nos termos dos acordos feitos entre o Alto-Comissário Português e os dirigentes dos movimentos emancipalistas. Gente que, valha a verdade, nos parecia algo estranha e desconfiada, muito sorumbática ou excessivamente deslumbrada, e que, aqui se diz em confissão, não inspirava grande confiança.
Estranho, muito estranho mesmo, foi ouvir sussurro na guarnição quanto à alta probabilidade de por lá se ir realizar um comício-em Vista Alegra. O que era um comício? Nem nós sabíamos bem. Estava marcado para o dia 26 de Novembro.
- CASTRO DIAS. Davide de Oliveira Castro Dias, capitão miliciano e comandante da 1ª. CCAV. 8423, estacionada em Zalala e depois em Vista Alegre. Ver AQUI.
- PONTE DO DANGE. Sobre o rio Dange, fronteira natural que separa as províncias do Uíge e do Bengo. A ponte definitiva foi construída em 2008, por um consórcio chinês. Ver AQUI.  Foto do jornalista e escritor Luís Fernando.

Sem comentários: