segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Os transportes e a extinção de aquartelamentos

Reino, Carvalho e Belo na frente do bar de Santa Isabel

As carências de meios de transporte, nesta altura de 1974, complicaram a vida dos Cavaleiros do Norte, sublinhando-se embora - e por total justiça! - a eficácia permanentemente disponível e competente do bravo grupo de mecânicos, comandados pelo discreto e sempre atento alferes miliciano Cruz, com apoio do 1º. sargento Aires e do furriel miliciano Morais.
Quantas vezes uma falha mecânica poderia resultar em algum drama, assim se perdesse a viatura por alguma picada agreste, em fronteiras de alguns perigos???!!!
Uma vez, a caminho de Santa Isabel, numa ligeiríssima elevação de terreno, parou um «burro de mato», por avaria. Saltaram os «pelrec´s», a fazer aprudentada segurança, quando nos surgiu o Lino, como que caído do céu e que prontamente «saneou» a crise, cum artes que me escapam mas que fizeram o milagre de pôr o motor a trabalhar e a coluna a avançar.
Não se julgue que avaria destas é como quem por aqui anda na estrada e se vê empanado, chamando o pronto socorro e depois accionando o seguro. Lá, pelas picadas de Angola, uma avaria poderia significar mil perigos, horas de espera até que chegasse apoio - e todas elas (as horas) a medir a temperatura dos temores que nos enchiam a alma.
Aos meados de Novembro de 1974, houve grande movimentação de viaturas entre o Quitexe e Santa Isabel.
A 3ª. CCAV. 8423 preparava a sua rotação para a sede do batalhão e importava deslocar todos os seus bens e equipamentos.
«A rotação dos dispositivo militar conmeçou a ser efectivada à  custa de verdadeiros sacrifícios, dadas as carências de meios-auto, que permitissem a materialização desses movimentos», lê-se no Livro da Unidade. É que, sublinha-se, «envolviam não uma simples mutação, mas, sim, a extinção de aquartelamentos».
- CRUZ. António Albano Araújo de Sousa Cruz, alferes miliciano Mecânico-Auto. Engenheiro, natural e residente em Santo Tirso.
- AIRES. Joaquim António de Aires, 1º. sargento Mecânico-Auto.
- MORAIS. Norberto António Ribeirinho Carita de Morais, furriel miliciano Mecânico-Auto, natural de Niza e residente em Elvas, onde é quadro superior da Estação Nacional de Plantas.
- LINO. José Rodrigues Lino, furriel miliciano mecânico-auto, natural e residente no Fundão, empresário de madeiras (serração).
- REINO. Armindo Henriques Reino, furriel miliciano de Operações Especiais (Ranger´s), aposentado da GNR, natural e residente no Sabugal.
- CARVALHO. José Fernando Costa Carvalho,. natural e residente em Santarém. Aposentado da PSP.
- BELO. Agostinho Pires Belo, furriel miliciano de Alimentação. Aposentado da Administração Fiscal, do Retaxo (Castelo Branco).
- BURRO DE MATO. Assim vulgarmente se denominava o UNIMOG, veículo de transporte de pessoal militar. 

Sem comentários: