sábado, 28 de novembro de 2009

O 1º. sargento-ajudante Luís Machado

O 1º. sargento-ajudante Machado era a discrição em pessoa. Andaria na altura pelos 50/55 anos, talvez mais, e era-lhe visível alguma dificuldade física - que se lhe adivinhava na andar assim meio desarticulado que, e ele que nos perdõe, suscitava algumas troças e ironias dos milicianos.
Discreto, já dissemos, muito discreto mas eficiente - como se sabia... - nas suas funções da adjunto na secretaria do comando do BCAV. 8423.
O grupo de furriéis, sempre irreverente e nem sempre bem comportado, nutria por ele, porém e sempre, um grande, um enorme respeito e rodeava-o de cortesias. Estivessemos nós nas algaraviadas e excessos da idade e chegasse o 1º. sargento-ajudante Machado e logo se moderavam comentários, desvios e exuberâncias vocabuláricas.
O 1º. sargento-ajudante Machado chegava, como quem não se desse por ele, pendurado no cigarrinho que lhe distraía as horas, deixava-se adormecer no passo e sorria-se para nós, como que contemporizando as nossas traquinices. Olha-se para o sorriso da foto m(acima) e todos estamos a ver o 1º. Machado a galgar a umbreira da porta do bar dos sargentos, a sapatear mais forte no tapete, como quem diz "olhem, aqui estou eu...», mas sem uma palavra, acenando com mão disponível mas sempre como que se fazendo cúmplice das nossas juvenis irreverências.
Nunca do 1º. Machado se ouviu um azedume, ou um remoque. Nunca se lhe conheceu um abuso de poder, uma arbitrariedade. O que não podemos dizer de outros! Deixou saudades!!!
- MACHADO. Luís Ferreira Leite Machado, 1º. sargento-ajudante, na secretaria do Comando do BCAV. 8423.

3 comentários:

Anónimo disse...

O Sargento-Ajudante da minha Companhia também nos deixou muitas saudades. Já à beira da reforma,as pernas ainda obedeciam mas com muita dificuldade. Passeava por todo o Quitexe com as mãos atrás das costas e tinha um sorriso cativante.
Diziam os Escriturários que era apenas um homem bom que não merecia passar por mais uma comissão!
Mas tinha uma queda muito especial para as anedotas um pouco picantes e estas contava-as literalmente em sussurro!
Garantidamente, era o Militar mais respeitado da CCS. É lembrado em todos os nossos encontros!

A. Casal

Cavaleiro disse...

Os sargentos ajudantes eram todos assim, mas os 1º.s eram o que a gente sabia, não guardo nenhuma boa recordação deles menos do 1º. ires das oficinas.
O sargento ajudante Machado quase nem se dava por ele.
Parabéns para o Viegas por manter vivo o site, um abraço.

Anónimo disse...

Era um bom homem o sargento Machado, não era como outros que nós conhecemos... alguns eram uns filhos da mãe...