quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Os enfermeiros que ajudaram grávidas a dar novas vidas ao mundo...

O Silva e o Santos, com crianças refugiadas no BC12, em Carmona (Uíge)

A foto assinala um dos momentos mais marcantes da comissão dos Cavaleiros do Norte em Angola. Estávamos nos primeiros dias de Junho de 1974 e os refugiados de guerra entraram porta adentro no BC12. Homens, mulheres, crianças, novos e velhos, todos fugindo da «lei da bala».
Não esqueço o que passaram os colegas enfermeiros, ao terem de acudir a mulheres grávidas. Era impensável tal vir a acontecer no princípio da sua especialidade, mas souberam salvar vidas e dar novas vidas ao mundo!
Sem dúvida, era muito agradável podermos ser úteis para quem mais precisava: as crianças. Nesta foto, podemos ver o Silva, rádio-montador, e o Santos, escriturário, com as crianças à porta da oficina dos rádio-montadores do BC12, em Carmona.
Mesmo em frente, era o parque-auto - onde, como na parada, foi montado um autêntico dormitório, com colchões de espuma. E no chão, é evidente!
RODOLFO TOMÁS

1 comentário:

Anónimo disse...

Estes dias foram muito complicados e eu lembro-me que passavamos as noites acordados com medo de sermos atacados no quartel mas mais dificil deva ser a tarefa dos rapazes que saiam para a cidade e andavam lá no meio daquela morteirada toda e tiros e essas coisas infernais da guerra