domingo, 15 de novembro de 2009

A rotação do dispositivo militar do BCAV. 8423 em 1974

Vila do Quitexe, rua de baixo (avenida). Ao fundo, com o telhado mais
baixo, vê-se o edifício da enfermaria militar, em 1974/75


Novembro de 1974 foi mês de várias rotações no dispositivo militar do BCAV. 8423 - como já aqui foi dito. A 1ª. CCAV, por exemplo, abandonou a Fazenda de Zalala, onde estava desde o início da comissão - para Vista Alegre e Ponte do Dange, de onde saiu a CCAÇ. 4145/72, para Luanda.
Os abandonos dos espaços de soberania militar portuguesa eram vistos e sentidos com emoções diferentes: alegria, por um lado; alguma melancolia, por outro. Recordo a passagem de pelotões da 1ª. CCAV, em trânsito de Zalala para Vista Alegre e com breve paragem no Quitexe. Casavam a alegria de «sair de um buraco» para um espaço «civilizado». De irem estacionar numa povoação de alguma maneira já importante, localizada na estrada do café, asfaltada, ligando Luanda a Carmona (Uíge) - a principal (única) ligação entre as duas capitais provinciais e de Estado. E, por outro lado, de se sentir que ia ser um passo grande no caminho para o regresso a Portugal. Ainda iríamos esperar até Setembro, mais dez meses.
Ontem, fez 35 anos, reuniu-se no Quitexe a Comissão Local de Contra-Subversão. Voltaria e reunir no dia 29 - sem que nós, militares, sociais alguma soubessemos do que lá se falava. Por mim, estava a dias de fazer 22 anos.

Sem comentários: