terça-feira, 24 de novembro de 2009

A apanha do café e a arrogância de alguns civis de Angola...

Apanha de café na região do Quitexe. O Uíge
era a capital do café de Angola

RODOLFO TOMÁS
Texto

Angola não era só a tropa e o nosso serviço militar. Era também, por exemplo, terra do... café (!). E nós estavamos na zona que era considerada a capital do café.
Angola, segundo apontamentos pessoais, era em 1966 o segundo maior produtor de café do mundo. Mas nunca é demais lembrar que em Angola há outras fontes de riqueza, como por exemplo: os diamantes, o ouro, o algodão, o petróleo, madeiras diversas. E só citei o mais óbvio. Por estes motivos é que muitos jovens sacrificaram o melhor das suas vidas, e alguns sacrificaram a própria vida, para que outros pudessem viver com abundância e arrogância.
A história da unidade, e num escrito do comandante do Batalhão de Cavalaria 8423, Tenente-Coronel Carlos Almeida e Brito, já falecido, refere que, no momento da retirada de Carmona, a coluna de viaturas de civis atingiu cerca de 20 quilómetros. No entanto, todos nos lembramos de que os civis, com a arrogância que lhes era peculiar, diziam constantemente que não precisavam da tropa para nada. Alguns pagaram caro pela dita «arrogância».
RODOLFO TOMÁS

1 comentário:

Cavaleiro disse...

Havia muitos fazendeiros que exploraram estes homens de forma indecente, era a exploração do homem pelo homem, ainda bem que outros eram humanos e os tratavam minimamente como devia ser