quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O Bispo da Diocese de Carmona (Uíge) em visita ao Quitexe

Tenente-Coronel Almeida e Brito, comandante do BCAV. 8423 e Capitão
Falcão (em cima) e D. Francisco Mata Mourisca (em baixo)

O Bispo de Carmona, D. Francisco de Mata Mourisca, esteve no Quitexe a 2 de Novembro de 1974, em visita repartida entre a comunidade católica e com contactos com a administração civil e os comandos militares.
O apostolado pastoral do bispo uígense em terras do Quitexe, não direi que passou despercebida na guarnição militar - não passou... - mas foi, digamos, discreta. Militares houve que da visita souberam apenas dias depois. Como foi o meu caso.
A 4 de Novembro, ausentou-se o comandante Almeida e Brito, que veio de férias para Lisboa - sendo interinamente substituído pelo capitão Falcão, oficial adjunto e de operações, que desempenhou o cargo com a sua convencional discrição e segura eficiência. Nesse mesmo dia, participou numa reunião de comandos que se realizou em Carmona, no BC12 - ele que, na véspera, nos entregara a ordem de operações para o encontro da aldeia do Dambi Angola.
A 6 de Novembro, no Quitexe, realizou-se a a reunião de comandos do subsector.
Os primeiro dias do mês foram tranquilos (comparados com Outubro) e preparava-se a rotação do dispositivo militar e a extinção de alguns aquartelamentos.
Ver texto sobre D. Francisco Mata Mourisca: http://209.85.229.132/search?q=cache:4f4wlINWM5YJ:quitexe-noticias.blogs.sapo.pt/2007/07/+D.+Francisco+Mata+Mourisca+no+Quitexe&cd=2&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=pt

Sem comentários: